Alfresco: Gerenciando documentos digitais na Era da Informação

A empresa onde trabalha utiliza troca de documentos via internet com o FTP, eu achava muito acaico ficar disponibilizando FTP que é um protocolo muito usado porém ao manusear documentos acredito eu seja muito ruim.

Hoje o mercado adotou muito o Microsoft Sharepoint e Microsoft Sharepoint Online.

Mas como toda plataforma da Microsoft tem limitações na versão paga, dei uma sapeada na internet e encontrei está excelente ferramenta de colaboração e gerenciamento de documentos.

Este tutorial tem a finalidade de ensinar a instalar e configurar o Alfresco, uma alternativa de sistema de gerenciamento eletrônico de documentos open source, rápida e prática no Ubuntu 9.04. 

Vivemos na era da informação em que a produção de documentos digitais cresce em escala geométrica desde o ambiente doméstico particular até corporativos de empresas públicas ou privadas. No entanto, frequentemente após a produção, essas informações são armazenadas aleatoriamente, sem critérios e sem organização em banco de dados, dificultando a sua recuperação posterior.

A situação se agrava ainda mais quando a informação precisa ser acessada e alterada por várias pessoas ao mesmo tempo, havendo a necessidade de saber qual a versão mais atual.

A solução para esse problema vem sendo a adoção de sistemas deGerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) de forma a facilitar e agilizar a busca de informações.

Este tutorial tem a finalidade de ensinar uma alternativa de sistema de GED Open Source, rápida e prática no Ubuntu 9.04. Alfresco é um Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Web, multiplataforma (Windows e Unix/Linux) de código aberto. O Alfresco se propõe como uma alternativa ao gerenciamento de documentos, arquivos, colaboração e também conteúdos web.

O Alfresco é desenvolvido em Java e tem como estratégia prover escalabilidade modular para o gerenciamento de documentação corporativa. Após essa breve introdução teórica vamos à prática. Considerando que o Ubuntu 9.04 esteja instalado, navegando na internet e com a configuração default do sources.list, vamos aos seguintes passos:

1. Edite o arquivo /etc/apt/sources.list descomentando os repositórios “partner”:

## Uncomment the following two lines to add software from Canonical’s ‘partner’
##repository. This software is not part of Ubuntu, but is offered by Canonical and
##the respective vendors as a service to Ubuntu users.
deb http://archive.canonical.com/ubuntu jaunty partner
deb-src http://archive.canonical.com/ubuntu jaunty partner


2. Atualize o sistema com: 

# apt-get update

Instale o apache no Ubuntu:

# apt-get install apache2

3. Instale o pacote do Alfresco:

# apt-get install alfresco-community

A partir daí o sistema já pode ser acessado via web pelo endereço:

http://localhost:8080/alfresco

No entanto a linguagem disponível será em inglês.

4. Para fazer a tradução deve-se baixar o pacote de linguagem no seguinte link: forge.alfresco.com

5. O pacote vem com extensão .zip, depois de descompactado salve os arquivos no diretório /var/lib/tomcat6/shared/classes/alfresco/extension.

6. Após isso edite o arquivo /var/lib/tomcat6/webapps/alfresco/WEB-INF/classes/alfresco/web-client-config.xml e na seção <languages> acrescente a linguagem portuguesa em primeiro lugar, no seguinte formato:

<language locale=”pt_BR” >Português – Brasil</language>


7. Após salvar e sair do arquivo, reiniciar o servidor Alfresco. 

8. Pronto, agora é só acessar o Alfresco pelo endereço do item 6 e “enjoy it!”

É isso aí galera, espero ter sido útil e contribuído com a disseminação da cultura do do software livre. Comentários, sugestões ou dúvidas serão bem vindos. Até a próxima!

Sobre Fabio Silva - MVP Reconnect

MVP Reconnect Microsoft Azure - Entusiasta Office 365 Profissional apaixonado por tecnologia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010. Especialização em Linux

Publicado em 9 de agosto de 2014, em Linux e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Project THOR

Technical and Human infrastructure for Open Research

randieri.com

Il blog di Cristian Randieri

TEC OFFICE PRODUTIVO

Tec Office Produtivo é um grupo de treinamentos, dicas e tutorias de informática sobre aplicativos utilizados em escritórios.

GOLD RECIPES.

GOLD RECIPES.

Escadas Especiais

Projetos, fabricação e instalação de escadas em geral

Jaqueline Ramos

Devops & Cloud

Blog do Douglas Romão

MVP Office Apps and Services | Modern Workplace and Business Applications Expert

%d blogueiros gostam disto: