Alfresco: Gerenciando documentos digitais na Era da Informação

Last Updated: 09/08/2014By

A empresa onde trabalha utiliza troca de documentos via internet com o FTP, eu achava muito acaico ficar disponibilizando FTP que é um protocolo muito usado porém ao manusear documentos acredito eu seja muito ruim.

Hoje o mercado adotou muito o Microsoft Sharepoint e Microsoft Sharepoint Online.

Mas como toda plataforma da Microsoft tem limitações na versão paga, dei uma sapeada na internet e encontrei está excelente ferramenta de colaboração e gerenciamento de documentos.

Este tutorial tem a finalidade de ensinar a instalar e configurar o Alfresco, uma alternativa de sistema de gerenciamento eletrônico de documentos open source, rápida e prática no Ubuntu 9.04. 

Vivemos na era da informação em que a produção de documentos digitais cresce em escala geométrica desde o ambiente doméstico particular até corporativos de empresas públicas ou privadas. No entanto, frequentemente após a produção, essas informações são armazenadas aleatoriamente, sem critérios e sem organização em banco de dados, dificultando a sua recuperação posterior.

A situação se agrava ainda mais quando a informação precisa ser acessada e alterada por várias pessoas ao mesmo tempo, havendo a necessidade de saber qual a versão mais atual.

A solução para esse problema vem sendo a adoção de sistemas deGerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) de forma a facilitar e agilizar a busca de informações.

Este tutorial tem a finalidade de ensinar uma alternativa de sistema de GED Open Source, rápida e prática no Ubuntu 9.04. Alfresco é um Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Web, multiplataforma (Windows e Unix/Linux) de código aberto. O Alfresco se propõe como uma alternativa ao gerenciamento de documentos, arquivos, colaboração e também conteúdos web.

O Alfresco é desenvolvido em Java e tem como estratégia prover escalabilidade modular para o gerenciamento de documentação corporativa. Após essa breve introdução teórica vamos à prática. Considerando que o Ubuntu 9.04 esteja instalado, navegando na internet e com a configuração default do sources.list, vamos aos seguintes passos:

1. Edite o arquivo /etc/apt/sources.list descomentando os repositórios “partner”:

## Uncomment the following two lines to add software from Canonical’s ‘partner’
##repository. This software is not part of Ubuntu, but is offered by Canonical and
##the respective vendors as a service to Ubuntu users.
deb http://archive.canonical.com/ubuntu jaunty partner
deb-src http://archive.canonical.com/ubuntu jaunty partner


2. Atualize o sistema com: 

# apt-get update

Instale o apache no Ubuntu:

# apt-get install apache2

3. Instale o pacote do Alfresco:

# apt-get install alfresco-community

A partir daí o sistema já pode ser acessado via web pelo endereço:

http://localhost:8080/alfresco

No entanto a linguagem disponível será em inglês.

4. Para fazer a tradução deve-se baixar o pacote de linguagem no seguinte link: forge.alfresco.com

5. O pacote vem com extensão .zip, depois de descompactado salve os arquivos no diretório /var/lib/tomcat6/shared/classes/alfresco/extension.

6. Após isso edite o arquivo /var/lib/tomcat6/webapps/alfresco/WEB-INF/classes/alfresco/web-client-config.xml e na seção <languages> acrescente a linguagem portuguesa em primeiro lugar, no seguinte formato:

<language locale=”pt_BR” >Português – Brasil</language>


7. Após salvar e sair do arquivo, reiniciar o servidor Alfresco. 

8. Pronto, agora é só acessar o Alfresco pelo endereço do item 6 e “enjoy it!”

É isso aí galera, espero ter sido útil e contribuído com a disseminação da cultura do do software livre. Comentários, sugestões ou dúvidas serão bem vindos. Até a próxima!

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment