SharePoint 2013: Como criar uma biblioteca em um site.

Neste artigo iremos falar um pouco da Biblioteca de documentos do Sharepoint 2013, O famoso GED (Gerenciamento Eletronico de Documento).

O Sharepoint e o Sharepoint online têm uma característica legal pois é o conceito de acesso de qualquer lugar, ou seja, na nuvem hibrida, privada ou publica de qualquer lugar.

A melhor parte é a parte do usuário que para ele é transparente pois você sincroniza a pasta com o Explorer da máquina, e o impacto cultural é minimizado.

A maior mudança dentro da empresa ao migrar para nuvem não é em si a migração é a mudança cultural e a abordagem de como vai lidar com as equipes.

Objetivo:

O objetivo deste artigo é mostrar como criar uma biblioteca em um site do SharePoint 2013.

Para executar a operação:

É necessário ter direitos de acesso ao site onde será criado a biblioteca pelo menos com a permissão de Colaboração.

O que é uma biblioteca?

Uma biblioteca nada mais é que um local destinado a organizar as informações (arquivos, pastas, imagens) em um site. Imagine um único local onde várias pessoas de diferentes departamentos colocam seus arquivos. Então? Imaginou a confusão que isso viraria ao término de um dia de trabalho. Nesse sentido posso afirmar que quanto mais organizado estiver seus arquivos mais rápida também será a procura e a localização de determinada informação quando for necessário, acredite o quanto essa organização vai fazer a diferença.

Exemplo:



INICIANDO O PROCESSO.

1 – Para criar uma biblioteca clique em: Engrenagem – “Configurações” – Configurações do Site.

Exemplo:

2 – Em Configurações do Site localize o grupo Administração do Site – Bibliotecas e Listas do Site.

Exemplo:

3 – Na opção Bibliotecas e Listas do Site clique em Criar Novo Conteúdo.

Exemplo:

4 – Clique sobre a opção Adicionar um novo Aplicativo.

Exemplo:

5 – Na sequência será possível escolher o tipo de biblioteca que você pretende criar , existem vários modelos na lista do SharePoint 2013. Podemos destacar as bibliotecas de documentos, imagens, formulários e claro as bibliotecas de páginas Wiki.

Exemplo:

6 – Clique sobre o nome da biblioteca desejada, neste meu exemplo utilizei a biblioteca de documentosCriar esta opção foi a escolhida porque a minha necessidade é armazenar alguns controles feitos em planilhas do Excel e arquivos do Word mas se a sua necessidade é armazenar fotos ou imagens pode se também utilizar as bibliotecas de imagens e outros modelos informados anteriormente.

Exemplo:

7 – Observe que assim que a biblioteca for criada seu nome é exibido de forma automática no início rápido do site.Se você voltar também no mesmo local onde é feita a criação da biblioteca poderá notar também que existe uma nova biblioteca testea recentemente criada.

Exemplo:

Desta forma o local que você precisava incluir os documentos para organizar seus arquivos em pastas está pronto para ser utilizado.

Após a criação para o lado do usuário acesse o portal

Depois de acessar o portal clique em Sites


Veja que está padrão com a pastas acima, comparando com um servidor de arquivos seria a pasta pública onde todos têm acesso e a pasta do departamento.

Ao acessar a pasta de departamentos ou Site de equipe ele trará uma pagina inicial.

Clicando em documentos ele tem um sincronismo com sua maquina local no explorer

Se você clicar em sincronizar ele criara uma pasta de sincronismo com seu explorer.

Para o sincronismo instale o Onedrive for businness.

http://support.microsoft.com/kb/2903984

https://c2rsetup.officeapps.live.com/c2r/download.aspx?ProductreleaseID=GrooveRetail&language=pt-br&platform=x64&token=3V9N8-W93CC-FQPB8-Y9WVF-TVGJ3&TaxRegion=PR&Source=OLSFCRequest&version=O15GA

Depois de sincronizar o documento você pode utilizar ele da sua máquina para a nuvem sem perceber que está na nuvem.

Caso a internet esteja fora do ar não se preocupe, ele fara o armazenamento de forma off-line e depois que a internet voltar ele fará o sincronismo dos arquivos.

Assim, fácil fácil.

Anúncios

Sobre Fabio Silva

MVP Microsoft Azure - Entusiasta Office 365 Profissional apaixonado por tecnologia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010. Especialização em Linux

Publicado em agosto 13, 2014, em Office 365, Sharepoint e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: