Criando um banco de dados SQL no Azure (AZURE SQL SERVER)

Last Updated: 01/04/2015By

Abaixo um passo a passo para criação de um banco de dados como SAAS no AZURE.

A Interface do Azure como todos sabem é muito intuitiva e didática.

Entre no Menu Banco de dados SQL e depois clique em “Crie um banco de dados SQL”

Como estamos com conceito de provisionamento, ele muda bastante em relação a instalações tradicionais, veja acima que estamos projetando como iremos deixar o SQL Server no padrão para o uso.
Você cria o nome da instancia, a assinatura já abramnge o provisionamento do banco de dados, no caso a assinatura é EA (Enterprise) feito para grandes empresas, Importante a camada de serviços e o que você vai usar no SQL server.

Se for um site simples com poucas consultas ou site institucional você escolherá basic, se tiver um certo numero de acessos e consultas o Basic, ou se tiver muito trafego, trouput e consultas aconselho a usar o premium.

Abaixo o nível de desempenho segue o mesmo padrão e convido a fazer uma leitura sobre DTUS que foi a nomenclatura utilizada para medir os níveis de performece do banco, pois estamos falando de SAAS e PAAS e é importante esta escolha. Se você quer um banco performático escolha a DTU correta para seu tipo de negócio.

Veja este link e leia para entender o processo pois você pode estar reclamando que o Azure ou outro serviço de nuvem não presta https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/azure/dn741336.aspx.

Lembrando que ao escolher plataforma de Nuvem 70% é planejamento e 30% é execução.

OBS: O Azure para melhorar a performance você escolhe agrupamento de servidores para os mesmos ficarem na mesma região física de acesso.

Isso melhora mais ainda a performance

Feito as configurações vamos para o próximo passo.

Instancia criada vamos para as configurações de usuário e senha.

Feito os procedimento clique em gerenciar ele abrirá a tela para configurações de usuário e senha.

Usuário e senha escolhidos e vamos para o próximo passo.

Feito o acesso você já tem acesso a base e pode criar outras instancia dentro da mesma base igual ao conceito do SQL Server Onpremisses.

O Sql Server Azure tem mais um menu para lhe mostrar como funciona para você se familiarizar mais rápido e poder usar todo o conceito utilizado no Azure.

No menu de administração tem algums informações relevante para o acesso a base via interernet e criações de mais instancias.

Aqui liberações para acesso somente de uma localidade

Aporta de acesso é a mesma do conceito de SQL Server, 1433

Outro ponto importante é fazer backup da base dentro do próprio Azure. O backup ele faz geograficamente redundante, para outros pais.

Agora é só se conectar na base com sua aplicação e utilizar a performance do SQl Server Azure.

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment