Profissão de Perito Digital deve crescer nos próximos anos

Profissão de Perito Digital deve crescer nos próximos anos

Fonte: Catho

Espionagem, fraudes bancárias, golpes virtuais, invasões de computadores: assuntos como esses são cada vez mais frequentes, tanto na internet, como nos noticiários. Com isso, aumenta a procura por um profissional que saiba rastrear crimes cibernéticos ou preveni-los.

Alguns setores do governo, polícia e grandes corporações procuram mais profissionais capacitados para executar este tipo de trabalho, e é neste contexto que cresce a procura por peritos digitais.

O especialista forense computacional é o responsável, entre outras ações, por rastrear um criminoso virtual. Durante a investigação policial, é imprescindível que o profissional tenha conhecimento de como a informação trafega, identificar o problema na raiz, ou seja, fazer o caminho contrário e descobrir de onde veio a mensagem.

Analisar imagens e informações de celulares e computadores é parte da atuação do perito digital. Este tipo de profissional é requisitado nos mais variados segmentos digitais, pois, as invasões e abusos se concentram nestas ferramentas.

Para Jeferson D’Addario, Coordenador e Prof. dos cursos de Pós-Graduação em GTSI – Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação e do curso de Investigação de Fraudes e Forense computacional, na FIT – Faculdade Impacta Tecnologia de São Paulo, a área forense computacional será um dos ramos que mais devem crescer nos próximos anos. “A criminalidade cibernética aumenta em números alarmantes, com isso, a necessidade de proteção é fato. Muitos alunos têm conseguido bons empregos antes de concluir a pós-graduação, e muitos outros profissionais já empregados, procuram a faculdade para aperfeiçoar seu conhecimento. Não basta o conhecimento técnico, precisa aprender sob questões jurídicas, sobre comportamento e processos de investigação.” – explica Jeferson.

Qual formação o perito digital deve ter?

Segundo o especialista o profissional precisa ter um conhecimento avançado em tecnologia da informação, preferencialmente em redes, sistemas operacionais e aplicações.Existem alguns cursos de pós-graduações como o CEH, SANS GIAC, Certified Cyber Forensics Professional (CCFP) do ISC2, por exemplo.

Ele ainda ressalta que para atuar na área deve-se “ter estômago”: “Na verdade tem muito trabalho e tem que ter coragem dependendo do foco de atuação. Existem vários tipos de crimes digitais hoje, desde pedofilia, a drogas e coisas mais pesadas. O salário inicial pode variar ainda como estudante de 2 a 3 mil, e na média para quem já tem algumas ‘horas de voo’ de 7 a 15 mil por mês”.

“Para ter sucesso, o perito deve ter o perfil metódico, organizado, com boa memória, autodidata, saber escrever e redigir documentos, ter inglês e espanhol em nível avançado tanto para ler, escrever ou falar, além de honesto e com muita curiosidade”, conclui o professor.

Sobre Fabio Silva - MVP Reconnect

MVP Reconnect Microsoft Azure - Entusiasta Office 365 Profissional apaixonado por tecnologia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010. Especialização em Linux

Publicado em 21 de abril de 2015, em Segurança da Informação e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Project THOR

Technical and Human infrastructure for Open Research

randieri.com

Il blog di Cristian Randieri

TEC OFFICE PRODUTIVO

Tec Office Produtivo é um grupo de treinamentos, dicas e tutorias de informática sobre aplicativos utilizados em escritórios.

Gold Recipes

Gols Recipes

Escadas Especiais

Projetos, fabricação e instalação de escadas em geral

Jaqueline Ramos

Devops & Cloud

Blog do Douglas Romão

MVP Office Apps and Services | Modern Workplace and Business Applications Expert

%d blogueiros gostam disto: