O dólar e a nuvem e seus gastos internos e externos

Last Updated: 28/09/2015By

Em tempos com o dólar chegando a R$4,20 o preço de serviços de nuvem nos principais players de mercado dispararam.

O brasileiro da área de TI tanto de operação como de desenvolvimento é mal-acostumado e não pensa em monitoramento de datacenter para desligamento e ligamento de máquina com Wake On Lan.

Na nuvem é exatamente a mesma coisa, só que com um adendo, a máquina é cobrada por hora e em dólar.

Muitas empresas estão migrando para soluções hibridas mesclando com sistemas mais leves na nuvem e soluções robustas onpremisses.

É uma tendência já debatida e que neste momento é válida com a alta do dólar.

Se você não abre mão da nuvem tenha em menta algumas soluções que vai deixar seu bolso sorrindo:

Desenvolvedores, DevOps:


– Desenvolver em ambiente Qa e homologação ficar atendo do uso aos horários de trabalho.

– Ficar atendo aos algoritmos desenvolvidos com a mais pura rapidez e fluidez voltada para a nuvem.

– Conhecer componentes e APIS que ajudem a ter pouco trafego ou o mínimo de trefego de rede.

Sysop, infra-estrutura:


Automatizar o ambiente até de produção com sistemas que desligue as maquinas ou diminua o consumo de processamento e memoria facilitando a elasticidade.

A maioria das maquinas de Homologação, Desenvolvimento e QA (Quality Assurance) não tem necessidade de ficar ligada em determinados horários como a noite.

Temos outras maneiras de diminuir os custos com Conjunto de disponibilidade como em determinado momento se a máquina não estiver com processamento usando e memoria diminuir também o tamanho dela. Neste caso se a máquina for de produção e não for desligada.

Para comparar como você gasta dentro ou fora da empresa nós temos as calculadoras dos principais players de mercado e as maquinas que você tem como mente para usar na nuvem.

No Azure: https://azure.microsoft.com/pt-pt/pricing/calculator/

A Calculadora do Azure está bem completa e atualizada dividida por tópicos e você terá uma previsão como consumidor dos seus gastos antes de comprar.

No Amazon: http://calculator.s3.amazonaws.com/index.html

O amazona tem também a sua Calculadora que também te da uma previsão de gastos na sua nuvem.

Na Softlayer: http://www.softlayer.com/pt-br/virtual-servers

Na Softlayer também tem a calculadora que é bem simples e completa, mais fácil que os outros.

Mas e na sua rede, como você faz? Você sabe como fazer, tem em mente os gastos de servidores. Pensa que é fácil? Não tem a visão total ?

Eu montei uma planilha já homologada para uso que calcula de forma geral o custo de sua maquina ligada te dando um valor mensal estimado de custo interno.

Pode ser baixado neste link http://1drv.ms/1jqR5Wp

Este exemplo tem os maiores elementos para um gasto de um servidor onpremisses e você ter um parâmetro se é melhor manter na nuvem ou dentro de casa.

Não abranjo link de internet pois na nuvem também os gastos com trafego varia de nuvem para nuvem contratada e pode ser comparado uma visão financeira a parte, mas que também não pode passar desapercebida.

Os elementos que estão sendo abordados acima incluem também o profissional que está usando a máquina no que também compõe o valor da máquina, energia elétrica, preço do volume de backup, dos elementos que constituem o backup, Storage e sua volumetria usada.

Se você não tinha uma visão veja está maquina acima ela conta com todos elementos que uma empresa tem. O Valor da hora dela ligada está em R$10,45 e foi feita com base em uma máquina real.

Neste post eu estou inserindo um elemento que ninguém ainda não tem como visão que são os gastos internos, e quando olham o valor da nuvem, não tem em mente ou visão global do quanto o gasto de máquina em uma rede é também alto dentro de uma corporação.

O que mais pega são os gastos invisíveis.

Se você tem dúvidas por favor pode me contatar e espero que com este tópico ajude alguma equipe que queira realizar pesquisa de preço hibrido, nuvem ou local.

Abraços.

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment