Azure Cloud Switch – A Distro Linux da Microsoft

Eu trabalhei e ainda trabalho não de forma direto com distribuições linux e aprendi muito, mas muito conhecendo e navegando em distribuições linux.

micrsoft-linux-distro

Eu compreendo até melhor Microsoft hoje graças ao conhecimento que adquiri em linux, como distribuições Red Hat, Debian, Suse, Ubuntu e outras em larga escala de trabalho em Datacenter.

Mas eu nunca ia dizer que a Microsoft iria anunciar sua própria distribuição linux. Azure Cloud Switch, isso mesmo a Distro Linux da própria Microsoft.

Muitos aficionados irão entortar ou fazer cara feia e também profissionais Microsoft irão entortar o pescoço com o famoso preconceito ou outro corporativismo.

Pessoal sem preconceito, hoje o mundo da informatica mudou muito e esta muito convergente, o profissional que aprende os 2 lados tem uma vantagem grande no mercado. Vai por mim, eu sou experiencia disso.

A plataforma desenvolvida não irá atingir o consumidor final, só corporações.

A razão maior é por causa dos hardwares como CISCO, HP, AVAYA, Juniper estarem altamente caros e os serviços de Claud obviamente sairiam muito caros.

Para baratear “Linux na cabeça” desenvolveram a plataforma de SWITCH para nuvens hibridas e melhoria de performance e trafego mais rápido com distro linux. Ainda não descobri a plataforma, mas devem estar desenvolvendo em plataformas homologadas como Suse já que a plataforma REDHAT ainda não está homologada no Azure, mas roda lindamente o CENTOS.

A Arquitetura segue abaixo:

109303.181701-Azure-Cloud-Switch

Não diferente de outras empresas o Facebook tinha um contrato gigante com Hardwares CISCO e também trocou e desenvolveu o seu próprio switch reduzindo em mais de 1Bilhão em custos com hardwares com terceiros.

Veja a matéria na integra: http://www.computerworld.com.pt/2014/06/19/facebook-desenvolve-o-seu-proprio-switch-para-centro-de-dados/

No site do Facebook o projeto é aberto: https://code.facebook.com/posts/681382905244727/introducing-wedge-and-fboss-the-next-steps-toward-a-disaggregated-network/

As grandes também querem economizar para oferecerem serviços de qualidade, com convergencia de desenvolvimento, pois há muitas linguagens de programação ricas e se não andar junto no mercado também os grandes ficam para traz.

Isto é uma excelente iniciativa das grandes de reconhecerem que o linux não é daqueles adolescentes aficionados e sim de engenheiros inteligentes.

Fica a dica, preconceito entre geeks também existe mas isso está mudando.

Espero que gostem.

Abraços

Anúncios

Sobre Fabio Silva

MVP Microsoft Azure - Entusiasta Office 365 Profissional apaixonado por tecnologia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010. Especialização em Linux

Publicado em 12 de outubro de 2015, em Azure, Linux, Microsoft e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: