Grupo de recursos ou Resource Groups e Tags para Billing Azure

Pessoal

O Portal Preview do Azure está mais do que na hora dos administradores estarem utilizando.

Mas o que vou passar, o que esta mais evidente é para quem tem uma empresa onde o billing é rateado entre departamentos.

Isso é mais do que normal dentro de uma empresa pois todos departamentos utilizam serviços de informática.

Com o advento da Nuvem complicou mais ainda as contas!!!!

Quando você tem serviços que as assinaturas são separadas ou você tem um contrato pai, e as outras assinaturas estão debaixo do contrato pai é fácil administrar os rateios, pois as maquinas, os serviços e os recursos seja do portal atual ou o preview é uma cobrança só.

Agora quando você tem conjunto de serviços, maquinas virtuais, e outros serviços aglomerados dentro de uma organização fica complicado separar os valores para realizar rateios.

Veja o Billing abaixo com grupo de recursos do portal atual.

Veja o portal atual

Veja o portal preview

Ele é muito mais intuitivo e ele reúne tudo que você precisa em relação a um recurso que você estará criando.

Exemplo: Ao criar uma máquina virtual você tem 2 opções de criação, Maquinas virtuais clássicas que você terá a visão no portal atual e no novo portal e Maquina virtual que é o novo grupor de recursos (Resources Groups).

A recomendação é agora criar tudo pelo novo portal e no menu maquinas virtuais, principalmente pelo fato de ter uma visão melhor e melhor ainda na divisão que eu disse acima no rateamento financeiro departamental.

Mas por que Fábio?

No grupo de recurso você pode inserir TAGS nas criações das maquina identificando elas no billing.

Convido a todo administrador ou arquiteto de solução a ler este link https://azure.microsoft.com/en-us/documentation/articles/resource-group-using-tags/

OS grupo de recursos te da uma visão mais completa de que você está usando como Maquina virtual, HD, blobstorage, e outros recursos conjuntos.

Veja acima que você tem uma visão ampla e total de todos recursos que está usando do ponto de vista técnico.

Veja também que na hora do rateamento na assinatura é muito mais fácil pois a maquina você pode tagear com o nome do departamento.

Ao gerar a planilha veja abaixo:

A última tabela gera o nome da bendita máquina, recurso ou outros recursos, e te dá uma visão melhor dos gastos do Azure em relação ao rateio e divisão financeira entre os departamentos.

Eu fiz está mistura de técnico com negócio por que a parte técnica sempre que mais é fazer a parte técnica mesmo e esquece da parte que paga o que o administrador faz.

Com inteligência a palavra que nós ouvimos bem hoje “Sabendo usar, não vai faltar”, vale para os administradores de nuvem, que não é só criar, é criar com inteligência.

Para quem desenvolve a visão é mais ampla ainda e o grupo de recurso é mais completo.

Veja que a visão ampla do uso de um serviço de armazenamento blobstorage é muito mais fácil na hora de aumentar um recurso e diminuir.

E no fim ainda o billing você terá a visão do que aquele departamento está utilizando.

Use o novo portal e use os novos recursos, isso lhe trata mais visão e mais organização financeira.

Espero ter ajudado.

Obrigado

Anúncios

Sobre Fabio Silva

MVP Microsoft Azure - Entusiasta Office 365 Profissional apaixonado por tecnologia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010. Especialização em Linux

Publicado em outubro 19, 2015, em Azure e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: