Detectando problemas no Skype for business

Sabemos que a arquitetura do Skype for business tanto onpremisses como online são idênticas.

Umas das dificuldades para analisar quedas e desconexões no Skype são por softwares e analise de log.

Para troubleshooting necessita de conhecimento de análise de pacote de rede

Abaixo segue informações de como realizar a análise de desconexões e trobleshooting do Skype.

  • Uma das maneiras de verificar eventuais problemas neste sentido é analisando os logs de Uccapi do Skype.
  • Para isso, você deve usar o Snooper que está disponível no Skype for Business Debugging Tools, neste link: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=47263. Este pacote pode ser instalado em qualquer computador, com o requisíto apenas do .NET.
  • O log do uccapi, você encontra, geralmente na pasta do perfil do usuário em: C:\Users\nomedousuario\AppData\Local\Microsoft\Office\16.0\Lync\Tracing, ou C:\Users\nomedousuario\AppData\Local\Microsoft\Office\15.0\Lync\Tracing (também é possível acessar usando %userprofile$\AppData\Local\Microsoft\Office\15.0\Lync\). O log tem a extensão uccapilog.

     

skype-log

  • Analisar o log exige algum conhecimento e prática, porém existem alguns problemas óbvios que aparecem, este é um exemplo:

11/24/2015|11:19:53.089 1BA4:1218 INFO  :: Sending Packet – 132.245.1.32:443 (From Local Address: 10.7.1.111:50142) 1059 bytes:

11/24/2015|11:19:53.089 1BA4:1218 INFO  ::

BYE sip:flavio.henrique@wansecurity.com.br;opaque=user:epid:9BxKmQqUEVCm1Mb27MDrlwAA;gruu SIP/2.0

Via: SIP/2.0/TLS 10.7.1.111:50142

Max-Forwards: 70

From: <sip:fabiosilva@grupodisal.com.br>;tag=155c3b1158;epid=5304d97c1b

To: <sip:flavio.henrique@wansecurity.com.br>;epid=b67f994ace;tag=26bde8eada

Call-ID: 6323e52a5f6344938994d2fe711f849a

CSeq: 10 BYE

Route: <sip:sippoolbl20a09.infra.lync.com:443;transport=tls;ms-fe=BL20A09FES13.infra.lync.com;opaque=state:Ci.Ra7c1100:Ti.CHyXoQP4mke0oRkp6GOcpgAA;lr;ms-route-sig=ge70twYm8TRgwcqi1pFcbjNGDGp_tw2-KvgxOrb4pj8I0_SKJzOFqW-AAA>

Route: <sip:sippoolbl20a09.infra.lync.com:5061;transport=tls;ms-fe=BL20A09FES02.infra.lync.com;opaque=state:F:Eu:Ti.CHyXoQP4mke0oRkp6GOcpgAA:Tbs;lr>

Route: <sip:sippoolbl20a07.infra.lync.com:5061;transport=tls;ms-fe=BL20A07FES03.infra.lync.com;opaque=state:T:Ti.5V3A7OpPwkeqeK3jN-OSvwAA;lr>

User-Agent: UCCAPI/15.0.4771.1000 OC/15.0.4771.1001 (Skype for Business)

Ms-client-diagnostics: 52093; reason=”Conversation suspended due to a loss of network”

Content-Length: 0


Outra maneira de verificar o problema é através da monitoração da rede. Neste caso, o que você precisa fazer é instalar algum software para a monitoração da rede e manter a monitoração para os momentos em que o problema ocorre. Além disso, com a monitoração da rede, você consegue identificar se há outros problemas latentes não perceptíveis.

As ferramentas para isso são as mais variadas. A Microsoft fornece duas:

Microsoft Network Monitor 3.4 (archive)
https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=4865

Microsoft Message Analyzer

https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=44226

Você também tem disponível, ferramentas de terceiros, um exemplo é o WireShark.

Este troubleshooting serve para o Skype for business onpremissess como também do pacote Office 365.

Espero ter ajudado.

Sobre Fabio Silva - MVP Reconnect

MVP Reconnect Microsoft Azure - Entusiasta Office 365 Profissional apaixonado por tecnologia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010. Especialização em Linux

Publicado em 28 de novembro de 2015, em Office 365, Skype For Business, Uncategorized e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Project THOR

Technical and Human infrastructure for Open Research

randieri.com

Il blog di Cristian Randieri

TEC OFFICE PRODUTIVO

Tec Office Produtivo é um grupo de treinamentos, dicas e tutorias de informática sobre aplicativos utilizados em escritórios.

Gold Recipes

Gols Recipes

Escadas Especiais

Projetos, fabricação e instalação de escadas em geral

Jaqueline Ramos

Devops & Cloud

Blog do Douglas Romão

MVP Office Apps and Services | Modern Workplace and Business Applications Expert

%d blogueiros gostam disto: