Oracle Linux no Azure

Olá pessoal, dando continuidade da saga linux no Azure hoje eu vou passar um passo a passo do Oracle Linux.

Um dos melhores bancos de dados do mundo o Oracle é homologado pela Microsoft dentro do Azure.

Fique por dentro do licenciamento pois se você tiver licenciado para um ambiente dentro da sua rede você precisa estar atualizando sua licença para utilizar no Azure.

Outro ponto, levante com seu parceiro o suporte com o Azure em caso de problemas na máquina com suporte ao Azure.

Quando estamos falando de Oracle sempre verifique detalhadamente a parte de licenciamento pois você pode não ter suporte se algum ponto não for acordado no contrato de licenciamento.

Neste caso nós iremos só tratar de colocar a máquina em provisionamento e entregar ao DBA.

Então vamos lá.

Escolha o Oracle Linux 7.

Acima as configurações do host da máquina e serviço de nuvem, usuário senha, modelo da máquina e escolhemos uma máquina simples para laboratório.
Já sabemos que ambiente de Oracle sabemos que não existe ambiente pequeno pois a maioria é usado para ambientes de performance.

Aqui como nos posts anteriores escolheremos o serviço de nuvem que é automático, região onde será hospedado.


Aqui seguimos só o padrão existente para esta máquina virtual.

Máquina virtual sendo provisionada. Vamos aguardar.

Pronto!! Ambiente provisionado, então vamos acessar a máquina virtual na porta 22.

Acesse através do aplicativo putty.

Oracle Linux entregue.

Lembrando que o Oracle Linux é baseado em Distribuição Redhat e tem pacotes de atualização voltados para o banco de dados Oracle.

Ao instalar um banco de dados Oracle todo o processo de instalação e atualização de pacote facilitam o trabalho pois todo binário é puxado de servidores da Oracle, diferente de Distribuições homologadas como Suse Enterprise e Redhat.

Espero que gostem do post.

Até o próximo post.

Anúncios

Sobre Fabio Silva

MVP Microsoft Azure - Entusiasta Office 365 Profissional apaixonado por tecnologia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010. Especialização em Linux

Publicado em fevereiro 18, 2016, em Azure, Linux, Uncategorized e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: