Backup de maquinas virtuais Azure

Abaixo irei mostrar o passo a passo de realizar backup de imagens de maquinas virtuais no Azure simples e fácil

Irei demonstrar pelo Novo Portal e o Portal Clássico

A criação é bem simples como acima, escolha serviços de recuperação, cofre de backup criação rápida, escolha o nome, exemplo “backupvm”, escolha a região.

Aguarde o provisionamento e clique no nome como acima.

OBS: Uma observação que todos esquecem, mas que é importante pós provisionamento. Por padrão ele mantem as configurações com redundância Geográfica.

Como todos os datacenters convencionais fazem manutenção física e elétrica o Azure também é igual aos outros e também realiza manutenções periódicas em suas estruturas.
Caso haja uma manutenção destas quem tem redundância geográfica o impacto de parada é nulo pois quando há este procedimento caso precise retornar ou restaurar um BKP a outra localidade é acionada.

Como neste caso estamos em ambiente de laboratório escolhi com redundância local. Também é importante frisar quando é configurado todo o ambiente com redundância local não é possível alterar para outra redundância. Tem que criar uma nova e migrar para a nova.

Após a criação vamos descobrir as maquinas virtuais criadas, ou seja ele faz uma busca das maquinas virtuais no Azure para você escolher e realizar os backups.

Após escolher a máquina que neste caso é uma só vamos registrar a máquina para fazer o backup.

Pós o registro da máquina vamos escolher o tipo de backup e a frequência dele que vamos realizar que neste caso.

Nos detalhes temos os tipos de retenção que será escolhida. Escolha seu tipo de retenção. Neste caso foi escolhido retenção mensal.

Veja que a máquina já está na retenção, e pronto. É bem simples o tipo de backup de imagem de máquina virtual.

No outro post iremos mostrar como realizar backup com Azure backup no cofre de backup seja máquina Onpremisess ou em Cloud qualquer.

Espero que tenha ajudado.

Abraços

Anúncios

Sobre Fabio Silva

MVP Microsoft Azure - Entusiasta Office 365 Profissional apaixonado por tecnologia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010. Especialização em Linux

Publicado em 21 de março de 2016, em Azure, Uncategorized e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: