Backup de maquinas virtuais Azure

Last Updated: 21/03/2016By

Abaixo irei mostrar o passo a passo de realizar backup de imagens de maquinas virtuais no Azure simples e fácil

Irei demonstrar pelo Novo Portal e o Portal Clássico

A criação é bem simples como acima, escolha serviços de recuperação, cofre de backup criação rápida, escolha o nome, exemplo “backupvm”, escolha a região.

Aguarde o provisionamento e clique no nome como acima.

OBS: Uma observação que todos esquecem, mas que é importante pós provisionamento. Por padrão ele mantem as configurações com redundância Geográfica.

Como todos os datacenters convencionais fazem manutenção física e elétrica o Azure também é igual aos outros e também realiza manutenções periódicas em suas estruturas.
Caso haja uma manutenção destas quem tem redundância geográfica o impacto de parada é nulo pois quando há este procedimento caso precise retornar ou restaurar um BKP a outra localidade é acionada.

Como neste caso estamos em ambiente de laboratório escolhi com redundância local. Também é importante frisar quando é configurado todo o ambiente com redundância local não é possível alterar para outra redundância. Tem que criar uma nova e migrar para a nova.

Após a criação vamos descobrir as maquinas virtuais criadas, ou seja ele faz uma busca das maquinas virtuais no Azure para você escolher e realizar os backups.

Após escolher a máquina que neste caso é uma só vamos registrar a máquina para fazer o backup.

Pós o registro da máquina vamos escolher o tipo de backup e a frequência dele que vamos realizar que neste caso.

Nos detalhes temos os tipos de retenção que será escolhida. Escolha seu tipo de retenção. Neste caso foi escolhido retenção mensal.

Veja que a máquina já está na retenção, e pronto. É bem simples o tipo de backup de imagem de máquina virtual.

No outro post iremos mostrar como realizar backup com Azure backup no cofre de backup seja máquina Onpremisess ou em Cloud qualquer.

Espero que tenha ajudado.

Abraços

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment