PFSENSE, Firewall gratuito e poderoso.


O PfSense é um dos mais conceituados Firewalls do mercado. Além de ser Free, é uma poderosa ferramenta que pode ser usada para configuração de servidores DHCP, NTP, controlador de VPN, Proxy, Filtros de Pacotes e vários outros serviços referentes a segurança de ambientes corporativos.
Ele é baseado no sistema operacional FreeBSD, portanto seu kernel é leve e contém somente o necessário para o funcionamento do firewall.

Configuração do Ambiente Virtual


O sistema de Firewall funcione corretamente, é necessário que a máquina física ou virtual contenha pelo menos duas placas de rede. Uma iremos configurar com DHCP e conectar o modem de internet e na outra será estática para a porta de comunicação da rede interna.

Vamos começar criando o ambiente. No Virtualbox vá em Novo > Dê o nome para a Máquina, no caso, PfSense > Selecione BSD como Sistema Operacionel e FreeBSD 64 Bits.


Agora é só prosseguir criando o disco virtual e a memória RAM, o BSD é um sistema muito leve, portanto 128 de RAM já é o suficiente para a instalação. Porém se for aplicar em um ambiente real, coloque 512 mb, 1 Gb dependendo da quantidade de hosts da sua rede.

Criei duas placas virtuais em modo bridge no VirtualBox para demonstrar certinho como se faz.

Vá nas configurações da Máquina Virtual > Rede > Nos adaptadores 1 e 2, habilite os mesmos, coloque em modo Bridge, selecione a placa e clique em “Ok” deixando as duas iguaizinhas. Ok, vamos dar o Boot no Sistema.


 


 

Download do PfSense 2.2.4


O PfSense é um sistema que roda em cima do FreeBSD, ou seja, ele é muito, mas muito leve. Vamos baixá-lo direto da página de Download do site oficial do sistema.

Link: https://www.pfsense.org/download/mirror.php?section=downloads

Neste link selecione a arquitetura do seu sistema e em seguida selecione a opção “Live CD With Installer”. Em seguida clique em alguma das mirrors e faça o Download do arquivo compactado.


O arquivo “pfSense-LiveCD-2.2.4-RELEASE-amd64.iso.gz” que vai ser baixado está numa compactação gzip, então você não irá conseguir descompactá-lo com o tar.

# gzip -d  pfSense-LiveCD-2.2.4-RELEASE-amd64.iso.gz


Agora ele irá descompactar a ISO pra gente conseguir prosseguir normalmente.

 

 

Instalação do Firewall 

 

Inicie o VirtualBox selecionando a ISO do pfSense para dar o boot inicial. Na tela de Boot, você vai se deparar com a opção do PfSense para a utilização em modo LiveCD, ou seja, utilizá-lo sem a necessidade de instalação. Aperte 1 para iniciar o Boot default do sistema em modo Multi User. 

 

 


 

 

Logo depois de selecionar a opção 1, ele vai descompactar o Kernel e te pedir o modo que quer que o sistema inicie. Logo, espere o tempo de boot acabar para ele iniciar o installer. Nele digite a opção 99 para iniciar a instalação do sistema. 

 


 

 

Selecione a Opção Accept These Settings e dê Enter para prosseguir. Logo selecione Quick/Easy Install e Enter e Enter para começar a instalação do Software.

 



 

Após a instalação é hora de customizar o Kernel. Mas calma, o Kernel Standard do FreeBSD já vem o mais genérico e funcional possível para o bom funcionamento do Firewall. Selecione a opção Standard e prossiga. 

 


 

Após a instalação é só selecionar a opção reboot. É legal entrar no menu de dispositivos e desmarcar a ISO do PfSense depois de fazer o reboot pra evitar que ele tente reinstalar novamente. 

 

Na hora do boot é só selecionar F1, Enter que ele vai voltar na tela padrão do PfSense. Mais uma vez selecione a opção 1 e aguarde o boot do sistema. 

 

Agora ele vai pedir pra você configurar a VLAN que ele vai trabalhar, ou seja, atribuir os IPs as placas de rede que instalamos na máquina. Note que ele reconheceu as duas, e provavelmente atribuiu a identificação delas como em0 e em1

 


 

 

Selecione a opção 2 para atribuir um endereço para as placas. Vamos fazer assim:

 

em0 -> Vai receber uma configuração DHCP para conexão com a internet

em1 -> Vai receber uma configuração com um IP Estático da rede interna

 

Selecione 2) Set interface(s) IP address > Selecione a Opção 1 para editar a placa em0 e em seguida selecione Yes(y) para atribuir o endereço DHCP para IPv4, Novamente para o IPv6 e mais uma vez para o Web configurator. 

 

 

Selecione 2) Set interface(s) IP address > Selecione a opção 2 para editar a placa em1 e em seguida atribua um IP Fixo pra ela, logo atribua a subrede. Eu atribui como 24 para setar o padrão. 

 

Agora no navegador, digite o IP fixo atribuido à placa de rede.

 

http://IP-DO-SERVIDOR

 


 

As credenciais Default são 

 

Username: admin

Password: pfsense

 

Agora avance e altere as configurações de host e DNS, rede conforme o a sua necessidade e troque a senha do admin no final da configuração e dê um reload no firewall. 

 

 


 

 

Como vocês puderam ver não é necessária muita técnica para instalar o PfSense. 

 

Depois da configuração é só acessar a URL novamente e acessar o painel de controle do firewall. 

Nele é possível realizar configurações de VPN, Proxy, Firewall, DNS, NTP, redirecionamento de portas e outros módulos do PFSENSE.

 

A versão instalada foi a 2.2.4

 


Espero que tenham gostado.

Sobre Fabio Silva - MVP Reconnect

MVP Reconnect Microsoft Azure - Entusiasta Office 365 Profissional apaixonado por tecnologia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010. Especialização em Linux

Publicado em 25 de abril de 2016, em Segurança da Informação e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Project THOR

Technical and Human infrastructure for Open Research

randieri.com

Il blog di Cristian Randieri

TEC OFFICE PRODUTIVO

Tec Office Produtivo é um grupo de treinamentos, dicas e tutorias de informática sobre aplicativos utilizados em escritórios.

Gold Recipes

Gols Recipes

Escadas Especiais

Projetos, fabricação e instalação de escadas em geral

Jaqueline Ramos

Devops & Cloud

Blog do Douglas Romão

MVP Office Apps and Services | Modern Workplace and Business Applications Expert

%d blogueiros gostam disto: