Entenda a Arquitetura do Whatsapp e outras.

Last Updated: 21/07/2016By

Olá pessoal

Na crista da onda dos bloqueios do Whatsapp eu hoje estarei postando para os leigos como funciona a arquitetura do Whatsapp.

whatsapp-logo-variant_318-54566

A ferramenta foi muito bem construída, ainda mais a forma visual e funcional.

Mas ela é baseada em XMPP, muito conhecido na comunidade Linux. Como o Jabber muito usado para comunicação interna em pequenas empresas.

figure2

A Arquitetura técnica do protocolo XMPP como na figura acima é o client manda a mensagem ou a a mídia para a internet ou um servidor local, ele recebe a informação, transmite para um gateway que que intermedia os pacotes de mensagens e midia (Foto e video) entrega para outro SMS Server (Mensagem) ou XMPP Server dependendo do tamanho da arquitetura e depois envia para o client que é um celular ou um PC.

Simples assim? Sim, é simples assim, Os servidores só faz o papel de transportar os dados, identificar os usuários e enviar para os usuários corretos, com seus índices nas bases dentro dos servidores. É claro que estou resumindo ao máximo como funciona.

Veja um infográfico simples abaixo:whatsapp_arquitetura

Resumo um usuário pelo seu celular envia uma mensagem para o outro usuário ele passa pela internet é transportado para um servidor ele identifica os usuário e transporta para o outro usuário. Todos os dados ficam com os usuários (Mensagens, Imagens, videos e PDF).

O servidor tem papel de identificação e transporte dos dados.

Varias aplicações ou APP usam este tipo de protocolo e cada um com a sua particularidade. mas todos usam os mesmos protocolos.

Capturar1

O que muda de um para o outro é hoje a popularidade, com foco no Whatsapp que é o mais popular.

Sendo um pouco mais técnico veja abaixo a arquitetura em especifico do Whatsapp.

whatsapp_fluxo_de_dados

As imagens, os videos e os pdfs ficam armazenados no seu celular, um banco de dados leve faz os indices das mensagens imagens, pdfs e midias, identificam para quem vai enviar via XMPP e HTTP, o transporte é feito aos servidores que pertencem ao Facebook, passam por uma série de tecnologias que façam os dados serem transportados mais rapidos como CDN, clusters e bandas de internet rapidas e magica está feita, a imgem ou mensagem chega para os destinos traçados.

Falta um pouco de conhecimento e seriedade com os órgãos locais para conhecer a ferramenta e como funciona.

Eu acredito que os bloqueios são só uma forma de retaliar a ferramenta, seja ela qual for e neste momento a atingida é o Whatsapp.

Resumindo é o celular que armazena tudo e não os servidores das instituições. Então fazendo uma comparação é preciso mais conhecimento de tecnologia nos órgãos governamentais para que haja uma ação correta para busca de dados.

Eu espero estar ajudando todo publico de como funciona as ferramentas de protocolo XMPP.

Até mais.

 

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment