WordPress como plataforma WEB no Azure

wordpress-logo

Olá pessoal

Novas matérias em 2017. E vamos mostrar como criar o WordPress na plataforma Azure.

O WordPress é um dos Frameworks mais populares da web por ser fácil de manusear e desenvolver Apps Webs com entrega rápida e rica.

Quer saber mais sobre WordPress: https://pt.wikipedia.org/wiki/WordPress

Além da fornecedora oficial WordPress tem também da fornecedora Bitnami, ou se você também quiser montar sua desenvolvedora pessoal de sites em WordPress tem versões para multi sites bem interessantes como WordPress Multi-Tier.

Abaixo um passo a passo básico de WordPress single.

O foco do passo a passo está voltado totalmente ao WORDPRESS no AZURE. Existe mais um elemento que é o banco de dados do WORDPRESS mas não está no foco.

Falarei em um próximo post sobre MYSQL no AZURE.

Va em Serviços de aplicativos e escolha WEB. Vá na busca e escolha WORDPRESS. Iremos pelo fornecedor WordPress.

O Segundo passo já é criar o ambiente. Clique em CRIAR

Este passo é realizar as configurações de DNS para acesso e banco de dados do WORDPRESS. Eu escolhi o ClearDB. O Banco é Default Mysql. Deixei ativo o Aplications Insights para ter uma melhor visualização dos logs.
Aceite os termos do ClearDB. Clique em CRIAR.

Depois de instalado o WordPress vamos para as configurações do WordPress padrão. Neste passo estou atualizando para língua em Português Brasil.

Estes procedimentos são todos do WordPress com Título do site, usuário e senha para demonstração. Depois de tudo corretamente configurado, vamos clicar em Instalar o WordPress.

Pronto, em poucos minutos você tem um WordPress pronto para usar dentro do Azure como plataforma. Eu vou importar meu tema que tenho no site do WordPress.com para demonstração com todos meus posts e você pode migrar seu site do seu provedor atual para WordPress.

Estou exportando e utilizando todo meu conteúdo dentro do Azure. Você pode tulizar da mesma maneira e também utilizar o DNS do Azure.

Um e-mail foi enviado para que você receba o link de exportação do tema para não perder nada.

Link recebi é só baixar e vamos importar todo conteúdo para o WordPress no Azure.

O arquivo do site WordPress.com vem em formato .zip, eu descompactei o arquivo XML, são arquivos padrão WordPress.

O Arquivo vem neste formato tudosobretecnologia.wordpress.2017-01-02.002.xml

Vamos fazer o Upload do arquivo em xml. Escolher o Arquie e fazer o Upload.

Veja no rodapé a porcentagem e aguarde terminar.

Veja o comparativo na esquerda no Azure e na direita no WordPress.com, que tudo foi importado, mas é preciso fazer alguns ajustes do tema como cores e botões e etc.

Há diferenças entre WordPress.com e o WordPress implantado no Azure. O Wordress.com você assina níveis de administração e o instalado no Azure você tem toda a liberdade de uso sobre a administração pois não é compartilhado.

No Azure também tem os ajustes do WordPress que usa PHP e Mysql na plataforma. Eu usei o Mysql como plataforma em preview.

Neste menu abaixo de visão geral tem todos os parâmetros para configurações adicionais ou ajustes para PHP e MYSQL

Credenciais de FTP e git

Importante saber a versão do WordPress e a versão do PHP que está rodando para não haver falhas de configuração e segurança da aplicação.

Usamos a plataforma MYSQL como preview. Está na plataforma Windows como vocês estão vendo as configurações.

Sempre olhar no Aplication Insights e nas cotas para saber se está usando o limite.

Bom pessoal, dúvidas por favor sempre entre em contato.

Anúncios

Sobre Fabio Silva

MVP Microsoft Azure - Entusiasta Office 365 Profissional apaixonado por tecnologia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010. Especialização em Linux

Publicado em janeiro 2, 2017, em Azure, Linux e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: