Passei na 534! E ai?

Last Updated: 18/07/2017By

 

Passei na prova 534 em arquitetura para Azure.

Pesquisei blogs de alguns caras que passaram na prova, mas acredito que cada um teve sua experiência e sentimento na hora que passou, e o meu não foi diferente.

Capture.PNG

A prova foi extremamente difícil pois abrange cenários de alguns ambientes Azure.

A prova tem 50 perguntas e foi inserido nossa língua nativa com acesso ao inglês no que facilitou os enunciados. Ou seja, em PT-BR e EN-US.

Muito ainda tem no que melhorar em relação ao conhecimento de termos técnicos do tipo “Aplicação WEB e WEBAPP” estamos falando da mesma coisa.

Então apesar de sempre estar tecnicamente e obrigatoriamente estar alinhado com o inglês muitos dos meus conhecidos e amigos não se familiariza com um portal do Azure em Português.

Como eu tenho 2 tenants com 2 subscrições diferentes eu exercitei as 2 línguas e saber dos produtos e serviços do Azure em PT-BR e EN-US. Isso é um exercício meu, mas que deu certo para a prova.

Em relação aos estudos quem quer seguir os famosos “DUMPS” que Deus te ilumine pois não vale de nada pois a prova é bem interativa.

O que eu segui foi o material do livro da SEGUNDA EDIÇÃO da 534

livro.PNG

Vende no site Microsoft Press e outras livrarias online.

Segui a risca o enunciado do site https://www.microsoft.com/pt-br/learning/exam-70-534.aspx, item por item:

Projetar rede do Gerenciador de Recursos do Azure (ARM) (5–10%)Proteger recursos (20–25%)Criar armazenamento e estratégia de acesso aos dados do aplicativo (5–10%)Projetar aplicativos avançados (20-25%)Projetar Aplicativos da Web e Móveis do Azure (5–10%)Criar gerenciamento, monitoramento e estratégia de continuidade dos negócios (20–25%)Arquitetar uma infraestrutura de computação do Azure (10–15%)

Caiu tudo em detalhes tudo que está nestes tópicos acima em detalhes.

Um grande detalhe que eu acharia que não cairia pra você ver, que foi tudo em detalhe mesmo foi um pergunta sobre “service fabric”. Pois então estude e com força.

Eu li em detalhes tudo que estava em https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/index#pivot=services&panel=all 

Computação, Banco de dados, Rede, Armazenamento, Web e Celular, Segurança e identidade, Ferramenta de Desenvolvedor (Visual Studio), Internet das coisas (caiu uma pergunta) e tive certeza que acertei, Monitoramento e gerenciamento. Só não caiu nada de Serviços Cognitivos. O resto simplesmente caiu tudo.

A prova dura 2h30, e só finalizei faltando 2 minutos para acabar.

Os cenários não tem como revisar no fim, você responde as perguntas e revisa após terminar cada cenário para passar para as próximas perguntas ou o próximo cenário. Então a recomendação é que estude.

Outro ponto que acho bastante valido é entrar no site OpenEDX https://openedx.microsoft.com/ e ver todos os videos sobre Arquitetura de Azure https://openedx.microsoft.com/courses/course-v1:Microsoft+DEV205Bx+2017_T2/about

Eu como tenho acesso ao Azure eu fiz bastante exercicios em WEBAPP, Banco de dados, Maquinas virtuais com alto escaling e active directory B2B e B2C.

Isso ajudou bastante pois você põe na pratica os exercícios e os videos do OpenEdx.

Foi investido umas 40 horas de estudo entre ler e ver os videos, mas que valeu a pena.

Fico a disposição pessoal

Até mais

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment