Microsoft PowerBI vs Tableau vs QlikView

Last Updated: 09/01/2018By

Olá Pessoal.

Olhando o mercado além de estudar e ter espcialidade em Cloud estou me aprofundando em data platform. É o atual, não é mais o futuro. As profissões estão em constante mudança. Muita coisa nova e em expansão.

E vai continuar mudando, fiquem atentos.

Gostei da area de BI, então resolvi fazer um comparativo entre ferramentas.

Confesso que o Tableu é a ferramenta que tenho menos conhecimento até por que tive maior contato com PowerBI e um pouco menos QlikView.

Se você ainda não programa eu recimento aprender alguma lingugem.

No caso aqui é recomendação em Python e R.

Se você estiver avaliando o Tableau, QlikView, Microsoft Power BI, continue lendo.

O texto é denso mais vale a leitura.

Destacamos os principais prós e contras de cada um e incluímos uma tabela de classificação global de software de inteligência de negócios que mostra como cada uma se aglutina em 20 principais requisitos comerciais e funcionais.

Abaixo um comparativo Tableau, QlikView e Power BI com nossa Matriz de Comparação de Software de BI.

Fonte oficial https://goo.gl/bqFJfK

O Tableau Software lidera a indústria no software de BI, na versão 10, a empresa está investindo fortemente em dados avançados , agrupando, segmentando e funções de análise mais poderosas. A interface amigável permite que usuários não-técnicos criem, de forma rápida e fácil, painéis de controle personalizados para fornecer informações detalhadas sobre uma ampla filtragem de dados. O Tableau pode se conectar a quase todos os repositórios de dados, que vão do MS Excel aos clusters Hadoop.

Os recursos de arrastar e soltar da solução, emparelhados com suas extensas conexões de fonte de dados, fazem do Tableau um software de domínio das visualizações de dados. E no último lançamento, o compromisso da empresa em fornecer um roteiro para as empresas que refletem seus requisitos de análise. É evidente nos aprimoramentos da federação de dados, interfaces simplificadas para rotinas de análise avançadas e melhorias na exploração e criação de dispositivos móveis.

O Tableau Versão 10, introduzido pela primeira vez em agosto de 2016 com a versão mais recente (10.1.3) em 28 de dezembro de 2016, reflete os requisitos das grandes empresas que solicitaram recursos avançados encontrados no Microsoft Power BI e em outras plataformas analíticas de nível empresarial. O Tableau adicionou na federação de dados que se escala em sua plataforma, suporte de mobilidade aprimorado, incluindo aprimoramentos para design e desenvolvimento de aplicativos móveis sensíveis e fluxos de trabalho simplificados para análises avançadas.

O roteiro do Tableau agora reflete as necessidades das organizações que desejam avançar para além dos aspectos de visualização de dados de suas aplicações e fazer um trabalho de análise mais avançado. O suporte para fluxos de trabalho de federação de dados mais complexos, tornando os mashups de dados mais reutilizáveis ​​e melhorando o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis para suportar todos os tamanhos de tela do celular, está disponível na versão 10.

O Tableau também forneceu uma interface de usuário simplificada que possibilita a análise avançada para segmentação e agrupamento de dados. O roteiro do Tableau reflete os esforços da empresa para ir além da visualização de dados para análises mais avançadas. Incluídos como parte deste foco no suporte a análises mais amplas são melhorias na preparação de dados de autoatendimento, maior controle sobre governança de dados e gerenciamento de metadados, adições a análises avançadas incorporadas. O Tableau também incluiu suporte para publicação de conteúdo analítico em uma variedade de plataformas de publicação.

Melhorias adicionais no Tableau 10 incluem suporte aprimorado para APIs REST e JavaScript, tornando a integração em plataformas analíticas mais eficiente e menos exigente de programação. O Tableau também está adicionando novos recursos às suas funções de exploração visual interativa, além de abrir integração de fonte de dados a uma ampla gama de bancos de dados relacionais, distribuições Hadoop, NoSQL e suporte para arquivos de dados IBM SPSS, SAS e open source R agora também estão incluídos no produto padrão. Há também um conector da Web na versão 10 que suporta integração com Marketo, SQL e outros sistemas corporativos.

Muitas vezes, os potenciais usuários se perguntam qual é a diferença entre Tableau Desktop, Tableau Online e Tableau Server. Simplificando, o Desktop é usado para criar e formatar relatórios / gráficos e publicá-los em um painel. O servidor compartilha os painéis. O Tableau Online é a solução de BI baseada em nuvem.

Comparando Tableau vs QlikView

A reputação da Qlik para o desenvolvimento de produtos de nível empresarial que oferecem excelentes experiências de clientes está se acelerando, já que a QlikView continua a atrair novos clientes para a empresa e ampliar o crescimento do mercado da Qlik. A Qlik Sense continua a ser o principal produto da empresa, reforçando ainda mais a posição de mercado nos mercados de análise de dados, autônomos e embutidos. Ao longo do ano, a Qlik também cresceu sua rede global de parceiros, que também está acelerando a adoção global do mercado da Qlik.

As vantagens do produto da Qlik incluem um mecanismo em memória capaz de visualizar padrões e produzir análises que não são possíveis ​​usando o SQL sozinho. O mecanismo em memória é suficientemente escalonável para integrar com vários tipos diferentes de fontes de dados, criando uma análise unificada do painel, análise, métricas e indicadores de desempenho chave (KPIs) de interessantes. Muitos dos clientes corporativos da Qlik dizem que QlikView e Qlik Sense são fáceis de usar e seus painéis e intuitivos e fáceis de entender. Alguns estão usando NPrinting para relatórios e tiveram bons resultados.

Tableau e Qlik são comparáveis ​​e compartilham muitos dos mesmos pontos fortes e fracos. O seguinte é uma análise de como cada uma compara:

Análise e Criação de Conteúdo — O Tableau é excelente em análises incorporadas avançadas e é um líder sólido no mercado de análise e BI neste recurso. Qlik está atrasado atrás do Tableau neste aspecto da análise incorporada. Tanto o Qlik quanto o Tableau são igualmente compatíveis com o suporte para o SmartData Discovery também. No geral, no entanto, o Tableau domina o recurso de análise e criação de conteúdo, que define a comparação dessas duas corporações.

A profundidade de conhecimento e a riqueza de características do Tableau são evidentes em quão avançados são os seus painéis analíticos de análise visual, análise e suporte para exploração e criação de dispositivos móveis. Os analíticos suportados em exploração visual, painéis e suporte com criação de dispositivos móveis residem na nuvem, proporcionando às empresas flexibilidade em relatórios e análises.

Componentes de Gerenciamento de Dados Empresariais — A arquitetura da Qlik foi projetada para suportar o ETL independente e o armazenamento de dados, tornando esta série de recursos uma força versus o Tableau. Tanto a Qlik como o Tableau são uniformemente correspondentes à preparação de dados , uma área em que ambas as empresas declararam publicamente que estão investindo uma quantidade significativa de seus orçamentos de P & D neste ano. Tanto o Qlik como o Tableau também são uniformemente correspondentes ao gerenciamento de metadados, uma área que foi projetada para os principais componentes de suas aplicações e plataformas de dados.

Recursos que suportam resultados de publicação — O Qlik é mais avançado do que o Tableau na incorporação de conteúdo analítico, enquanto o Tableau possui a vantagem quando se trata de incorporar conteúdo de análise avançada em todas as plataformas. A Qlik possui uma abordagem mais simplificada para publicar, compartilhar e colaborar com dados do que o Tableau. A ênfase da Qlik em oferecer uma excelente experiência de usuário é o que os torna um competidor mais forte nesta área.

Suporte para Componentes de Infraestrutura — no que diz respeito a tarefas administrativas, segurança e arquitetura, a Qlik lidera o Tableau. A infra-estrutura da Qlik é projetada para escalar as empresas de forma mais eficiente, fornecendo a TI o suporte necessário, ferramentas e, se necessário, suporte de parceiros, para começar a funcionar rapidamente. Na integração de infra-estrutura, o Tableau tem uma ligeira vantagem dada a popularidade, estabilidade e maturidade geral de suas APIs. A Qlik também possui extensas opções de integração e expertise, no entanto, a Table foi capaz de capitalizar o impulso do mercado e ganhar mais parceiros de integração e suporte. O Cloud BI também é um componente da infra-estrutura, e o Tableau e o Qlik são comparáveis ​​a esse recurso.

Conclusão : Qlik e Tableau estão bem combinados em todos os aspectos da análise e do BI, com o Tableau tendo a vantagem na integração do trabalho da plataforma e facilidade de uso e recurso visual. Para as empresas que dependem de uma grande variedade de pontos de integração de dados, a Qlik tem a borda dada a profundidade e amplitude de suas opções nesta área.

Comparando Power BI vs Tableau

Ao comparar o Power BI vs. Tableau, a Microsoft continua a enfatizar a facilidade de uso e o preço ao competir contra o Tableau. As conversas com empresas e corporações indicam que a Microsoft está classificando o Power BI em quase um terço do custo da licença de uma licença de BItípica de três anos e também está oferecendo um dos mais baixos programas de preços de assinatura no mercado hoje. A Microsoft democratizou o BI, O Power BI Suite é fornecido na plataforma Microsoft Azure , com o Power BI Desktop fornecido na local como uma opção autônoma e entregue de forma GRATUITA.

O Microsoft Power BI Desktop também é popular entre os usuários avançados que estão criando análises de dados complexas que incluem fontes de dados baseadas em premissa e pontos de integração. A preparação de dados, a descoberta de dados e os painéis interativos estão incluídos no Power BI Suite e no Power BI Desktop.

O Tableau e o Microsoft Power BI são ambos considerados superiores em design intuitivo e facilidade de uso, com a Microsoft tendo uma vantagem em suporte e componentes de infraestrutura, e o Tableau é líder em facilidade de uso. O seguinte é uma análise de como cada uma compara:

Análise e Criação de Conteúdo — A expertise da Tableau nessas áreas de análise e desenvolvimento de aplicativos de BI são evidentes em quão avançadas as análises avançadas incorporadas são relativas ao BI de energia. O Tableau é uma geração à frente de muitos concorrentes nos campos de análises incorporadas avançadas.

Além disso, o Tableau é superior ao Microsoft Power BI quando se trata de criar e manter painéis em tempo real atualizados com a integração de dados em tempo real. O Microsoft Power BI e Tableau são comparáveis ​​na exploração visual interativa e na exploração e criação de dispositivos móveis.

Enterprise Data Management Components — Tableau e Microsoft Power BI são comparáveis ​​nas três principais áreas de gerenciamento de dados corporativos. Ambos fornecem ETL e armazenamento de dados de conteúdo acima da média, e ambos fornecem preparação de dados de autoatendimento. A força da Microsoft Power BI na preparação de dados é evidente em como a experiência do usuário foi projetada para orientar os usuários novatos, ainda fornecendo aos usuários avançados as ferramentas necessárias para completar rapidamente as tarefas de apresentação de dados. Tanto o Tableau como o Microsoft Power BI são uniformemente correspondentes na área de gerenciamento de metadados também.

Recursos que suportam resultados de publicação — A capacidade do Microsoft Power BI de incorporar conteúdo analítico é superior ao Tableau e é usado de forma generalizada em fluxos de trabalho de análise de negócios e relatórios de BI em todas as empresas. O Tableau possui recursos mais efetivos para publicação, compartilhamento e colaboração com visualizações e análise de dados concluída.

Suporte para componentes de infra-estrutura — O Microsoft Power BI é superior ao Tableau quando se trata de conectividade de fonte de dados, dada a API da Microsoft e o conhecimento do Serviço da Web em Azure e as opções de integração local. Com base em conversas com usuários empresariais, o suporte de instância da Microsoft Power BI Azure é excepcionalmente rápido e também é considerado melhor do que o suporte de BI de nuvem do Tableau.

O amplo apoio da administração, segurança e infraestrutura da Microsoft também é excepcional. Somente Oracle, SAP, SAS e Domo atendem ou excedem a profundidade de suporte que a Microsoft possui nesses componentes de infraestrutura. No geral, o Microsoft Power BI possui uma plataforma de infraestrutura mais dominante do que o Tableau.

Bottom line : O Tableau se destaca no fornecimento de uma série de ferramentas de visualização e opções de painel altamente interativas e intuitivas que capitalizam a base forte de conectores de dados que a empresa criou nos últimos dois anos. A posição de liderança da Microsoft em componentes de infra-estrutura, incluindo administração, segurança e arquitetura, é compreensível, dado que o Microsoft Power BI é oferecido na plataforma Azure e Suite da família Office 365.

QlikView

A Qlik confia em análises sofisticadas que permitem a descoberta de dados usando um mecanismo em memória para analisar dados de padrões não visíveis através de estruturas ou consultas de dados SQL. Os dois aplicativos mais populares da empresa são QlikView e Qlik Sense. Ambos esses aplicativos são freqüentemente usados ​​em áreas de negócios principais, incluindo vendas, marketing, operações, serviços e as áreas mais comuns de uso de análise em organizações, contabilidade e finanças.

A Qlik possui um dos mais avançados conjuntos de comandos da Interface de Programação de Aplicação (API) no setor de análise e vem aprimorando sua funcionalidade nos últimos anos. Com muitas empresas que solicitaram suporte à API, a Qlik também forneceu APIs para controlar funções anteriormente acessíveis apenas através da interface do usuário. O resultado foi a adoção rápida da Qlik Analytics Platform (QAP), que está sendo usada hoje pelos desenvolvedores para incorporar consultas de análise em aplicativos de relatórios e análises.

A Qlik procura criar uma plataforma escalável e orientada pela API que ofereça aos desenvolvedores de conteúdo e analistas de linha de negócios uma abordagem mais rápida para definir, executar e salvar consultas.

QlikView, QlikSense e QAP melhoraram os processos de implementação que simplificam o onboard. Por isso, os clientes podem obter maior uso do mecanismo em memória que é capaz de lidar com fontes e aplicativos de dados complexos. Em muitos aspectos, a plataforma da Qlik está começando a evoluir para uma opção viável para data mart e integração de data warehouse. Adicione a isso a sua extensa rede de parceiros de mais de 1.700 empresas de software em várias geografias, e é claro que a Qlik é uma plataforma de análise empresarial viável.

Além dos pontos fortes acima, a velocidade em que o QlikView pode fornecer informações sobre dados usando suas poderosas capacidades de análise em memória está ganhando novas contas empresariais para a empresa. O QlikView também oferece um poderoso mecanismo de geração de relatórios, que oferece análise de dados além dos painéis visuais.Um benefício adicional é que o QlikView pode conectar-se a quase todas as fontes de dados, tornando-se o mais versátil das ofertas de ferramentas de inteligência modernas.

QlikView tem uma reputação de ter uma curva de aprendizado um tanto maior, a empresa trabalhou arduamente para resolver o lançamento atual. A vasta gama de ferramentas de BI da QlikView pode ser aprendida rapidamente usando seus tutoriais on-line de aprendizagem. O produto vem acompanhado de inúmeros tutoriais, guias de instruções e outros recursos de auto-ajuda.

Comparando QlikView vs Power BI

A Qlik continua investindo fortemente em recursos e fluxos de trabalho intuitivos e fáceis de usar, o que é uma vantagem competitiva significativa em relação ao Microsoft Power BI. O recurso de análise incorporada da Qlik é superior ao Microsoft Power BI também. QlikView e Microsoft Power BI são comparáveis ​​e compartilham muitos dos mesmos pontos fortes e fracos.

Análise e Criação de Conteúdo — A Microsoft domina esta área da comparação com suas maiores forças sendo exploração visual interativa e exploração e autoria móvel. A Microsoft tem uma liderança dominante em uma perspectiva característica em cada um desses dois anos. Tanto o Qlik quanto o Microsoft Power BI também suportam análises avançadas embutidas, com a Microsoft tendo dado resultados comprovados a empresas com esse recurso em uso por analistas de negócios em todo o mundo.

O Microsoft Power BI também é mais eficaz no SmartData Recovery quando comparado com os produtos da Qlik. O Qlik e o Microsoft Power BI são uniformemente compatíveis com o suporte para painéis analíticos avançados.

Componentes de Gerenciamento de Dados Empresariais — A Qlik domina o mercado com seus recursos de armazenamento de dados ETL e auto-suficientes, superando a Microsoft sobre esse aspecto do gerenciamento de dados. Qlik é um dos melhores fornecedores fornecendo soluções analíticas e de BI hoje com o SiSense sendo o único outro fornecedor nesse nível de desempenho.

A Qlik e a Microsoft são uniformemente iguais à preparação de dados de autoatendimento e análises avançadas incorporadas. A Microsoft possui mais conhecimentos que oferecem análises avançadas incorporadas, mas a Qlik está ganhando impulso nessa área devido ao foco na usabilidade e na entrega de maiores experiências de clientes em seus produtos.

Recursos que suportam resultados de publicação — Com os objetivos de fornecer a melhor usabilidade possível e excelência na entrega de aplicativos intuitivos e fáceis de usar, a Qlik domina esta área de recursos. O Qlik orienta os usuários sobre como incorporar conteúdo analítico e de acordo com os usuários corporativos são mais intuitivos para usar em comparação com a Microsoft.

A Qlik também é a solução superior para publicação, compartilhamento e colaboração usando o conteúdo também. Com base em experiências pessoais usando cada uma e de conversas com analistas de negócios em empresas que adotaram cada uma, é claro que a Qlik tem uma liderança dominante nessa área. Mas em 2017 o PowerBI pelos canais de vendas e parceiro tem pulverizado junto com a suite do Office 365 e componentes que ligam ao Microsoft Azure.

Suporte para componentes de infra-estrutura — Com a Microsoft gerando uma quantidade significativa de receita de plataformas de infraestrutura e plataformas, é uma suposição razoável que o Microsoft Power BI dominaria essa área altamente competitiva de aplicativos de análise e BI. Na realidade, muitos concorrentes possuem aplicações e ferramentas de infra-estrutura tão boas, senão melhores, em comparação com a Microsoft.

A Qlik está em uma parceria competitiva com a Microsoft nas áreas de administração, segurança e arquitetura. A Microsoft tem uma ligeira vantagem sobre a Qlik na área de conectividade de fonte de dados e a Microsoft lidera o conjunto de recursos de Cloud BI devido à sua profundidade de experiência no suporte da Microsoft Azure para Power BI ao nível da plataforma.

Bottom line : o Microsoft Power BI possui integrações de fluxo de trabalho de plataforma maiores, suporte de plataforma mais avançado para o Cloud BI devido à sua profundidade de experiência na Azxure e possui uma interface fácil de usar.Devido a estes três fatores, o Microsoft Power BI é superior ao Qlik. Com uma força competitiva básica em usabilidade e design de aplicativos, a Qlik precisa construir sua estratégia de plataforma enquanto fortalece seus conjuntos de recursos SmartData Discovery e Embedded Advanced Analytics.

Microsoft Power BI

O Microsoft Power BI oferece uma das mais baixas opções de preços por usuário para as empresas que procuram aplicativos baseados em nuvem e de business intelligence (BI). As empresas que selecionam o Microsoft Power BI fazem isso por causa do baixo custo total de propriedade (TCO), facilidade de uso e disponibilidade de recursos qualificados.

Além dessas vantagens, o roteiro do Microsoft Power BI cumpriu as promessas aos clientes corporativos de fornecer painéis de controle de dados, descoberta de dados e dados na versão mais recente. A Microsoft também continua a oferecer suporte aos primeiros complementos baseados no Excel que foram inicialmente enviados no Power Query, Power Pivot, Power View e Power Map. A Microsoft disse que esses complementos do Excel permanecerão no produto para o futuro previsível à medida que se tornem nativos3 no Diretor 2016. Um dos recursos mais inovadores do Microsoft Power BI é a capacidade de usar autoria baseada em navegador e desktop com aplicativos e plataformas que estão na premissa e na nuvem. Esta estratégia de integração híbrida é baseada em APIs da Microsoft Azure.

A Microsoft está muito focada em ser o líder em análise e BI do ponto de vista do TCO. As empresas interessadas em licenciar e usar o Microsoft Power BI podem acessar a plataforma por apenas US $ 9,95 por usuário por mês.

Desde de janeiro de 2017, a Microsoft oferece uma versão limitada de recursos do Power BI para pessoas de graça que inclui 1GB por usuário de armazenamento de dados, atualização de dados agendados diariamente e 10K linhas por hora de transmissão de dados. A partir de hoje, a Microsoft afirma ter mais de 100.000 organizações que executam o Power BI hoje em todo o mundo. Se você quiser saber como os componentes mais antigos, como o Power View, o PowerPivot, em comparação com o Power BI, aqui é uma comparação útil .

Em conjunto com outras ofertas da Microsoft, incluindo Azure, SQL Server Analysis, transmissão de dados em tempo real e R-analytics, o Power BI fornece uma ampla gama analitica. A partir do início do 2016, o Power BI não fornece análises ou visualizações extensas, mas a plataforma está sendo aprimorada rapidamente. Então, se você estiver no longo prazo, o Power BI pode revelar-se um bom investimento.

Nestes comparativos a minha recomentação se você vai escolher uma ferramenta de tomada de decisão e camada de Business Inteligence escolha o Microsoft PowerBI pela qualidade e preço.

Resumo

Tableau, QlikView e Power BI são ferramentas sólidas de business intelligence . Qual é o melhor ajuste para sua empresa depende das suas necessidades de análise. Se você estiver se conectando a bancos de dados internos existentes, armazéns de dados e outras fontes de dados são fundamentais para suas operações; você deve analisar individualmente essas soluções em relação a esses requisitos e configurações.

Se as visualizações forem seu foco principal, o Tableau é, de longe, a melhor resposta. Existe um motivo pelo qual a empresa e o produto são consistentemente classificados como # 1 em visualizações de inteligência.

O QlikView é altamente adaptável e fornece análises profundas de grande alcance. Ele também fornece integração com os produtos Deltek, portanto, se você usar o Deltek para relatórios de tempo e despesas ou gerenciamento de valor agregado (EVM), o QlikView é uma escolha natural. No geral, o QlikView também continua tendo uma das maiores classificações de satisfação do cliente da indústria.

O Power BI da Microsoft é barato e se conecta perfeitamente ao MS Office. É uma opção sólida se você precisar de acesso rápido a análises específicas ou relatórios intensivos (e tem pessoal qualificado em consultas de dados baseadas em MS). Pode desafiar QlikView ou Tableau nas suas respectivas especialidades. O Microsoft Power BI é o único desses três aplicativos de análise e visualização de dados que possuem extensas integrações R e grandes relacionadas a dados, garantindo a escalabilidade dessas aplicações específicas para projetos maiores.

Espero ter ajudado agora com as camadas de DATA PLATFORM.

Até mais pessoal

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment