Profissões em transformação

Last Updated: 14/03/2018By

 

Olá pessoal.

Quando comecei a trabalhar em arquitetura tive muito contato com a área de desenvolvimento, programação e novas tecnologias.

Com a transformação digital na boca de cada pessoa de TI perpetuando e ecoando a até ficar chato de tanto ouvir umas das transformações que vi.

Antigamente chamavam de consultor, algumas empresas ainda chamam. Outras chamam de pré-vendas. Mas o que mas tem se falado. Veja abaixo:

Arquiteto: Um arquiteto de solução, de cloud ou de software ou de infraestrutura é o cara que necessariamente esteve na linha de frente de um desenvolvimento de software ou aruando em infraestrutura por muito tempo e naturalmente evoluiu na area, atua primariamente na construção de solucões baseadas nas necessidades do negócio, fazendo uso dos serviços e recursos tecnológicos já existentes na empresa. Outro objetivo é o de alinhar novas solucões aos princípios arquiteturais já definidos, respeitando os padrões e integrações da empresa. Ele é o elo entre a área de negócios e a área de implantação e projetos atuando no desenho do projeto. Em alguns casos ele atua em pocs (provas de conceitos) e atua captando melhorias contínuas.

O velho e bom cara de ITPro tem se transformado.

Devops: É o novo e transformado ITPro. Além dele melhorar a produtividade automatizando ambientes tradicionais de virtualização ele é o cara que coda é desenvolve código para scripts e orquestração para subir ou realizar deploys de infra como serviço é plataforma como servico. Seja ela em AWS ou Azure ou Openstack ou Vmware ou HyperV ou Linux. Desde que orquestre, use serviços que automatize o ambiente que ele esteja proposto a fazer. Em resumo ele coda em infra.

DesignUX: User eXperience. É o cara que vai realizar os testes de experiência de um usuário. Exemplo: Ele vai pegar um celular e testar o App que foi desenvolvido e sentir o que o usuário sente e ver se ficou bom ou ruim. É um papel preponderante de o App vai ter sucesso ou não. Veja como é fácil de usar Whatsapp e Facebook. Um DesignUX realmente fez o teste antes de sair a atualização para a massa.

Developer Frontend: É o cara responsável pela interfaceweb. Ele projeta e constroi e otimiza toda frente de desenvolvimento. Em resumo HTML, Javascript, CSS, webstandard, aplicação de SEO (Search OFF Engine). Obviamente este cara tem que manjar de programação e ele tem facilidade em desenvolver com um viés de design.

Developer backend: É o cara por traz das “cameras”, ele que faz as ligações do que o Frontend projetou. Interage o que o é coletado recebendo os dados programando regras de negócios, api realizando scripts e códigos um pouco mais complexos com conexões para banco de dados e ligações tambem com outros sistemas e webservices.

Fullstack developer: Bem, este é o cara, ele trata tanto do frontend como também o que o backend faz. É o cara mais completo.

Hoje em ambiente Ágil tem se dividido muito as tarefas de desenvolvimento por isso que as tarefas de desenvolvedores ficaram mais segmentadas.

Empresas maiores estão nesta mudança. É também tem se dividido e segmentado justamente pela agilidade na entrega.

Uma pitada de segurança neste meio tem o tester ou robôs que analisam o codigo que o front e o back desenvolveram e aplicam na camada para achar vulnerabilidades para que os mesmos possam melhorar e entregar os projetos com seguranca.

As corporações contratam empresas pentesters ou sistemas baseados em OWASP.

Um dos meus favoritos é da Qualys. https://www.qualys.com/

Analista de Segurança da Informação: Este irei resumir bastante mas muito é uma peça chave. Ele analisa os riscos dentro de um compliance, garante a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados da empresa.

Dentro de segurança da informação temos a área ativa onde a atuação pelo nome já se fala por si mesma, na atuação de firewalls, pentest, vulnerabilidades e atuação na segurança dos dados.

A segurança passiva é mais nos compliances da corporação garantindo a políticas, plano de continuidade e toda documento criada seja cumprida dentre os funcionários e fornecedores respeitem.

Claro que tudo que mencionei pode mudar daqui 3 ou 4 anos.

Os níveis de conhecimento garantem que o RH segmente salarios e beneficios de dentro das políticas de cargos Junior, pleno e sênior de cada corporação.

Espero que tenha esclarecido em minhas palavras as profissões em transformação.

Até mais pessoal

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment