Cloudberry Backup LAB com S3 AWS
Olá pessoal
Semana passada comentamos aqui sobre o Cloudberry backup com Microsoft Azure.
Irei mostrar a vocês como é o conector para S3.
É bem simples.
Veja todos passos como instalar aqui nesta matéria: https://fabiosilva.com.br/2019/07/09/cloudberry-backup-para-multicloud-lab-microsoft-azure/
Eu irei criar o bucket no S3.
Imagino que você já tenha uma conta no AWS. Se não tiver siga estes passos no próprio site da AWS https://aws.amazon.com/pt/free/activate-your-free-tier-account/.
Para criação do bucket no S3 é bem simples, iremos criar no botão “Criar Bucket”.
O backup você irá criar o nome do bucket a região que será armazenado o dado dentro do bucket. Simples assim.
Próximo passo é definição de chave, mas para este processo não precisará por enquanto, pois estamos definindo como é no software de backup Cloudberry.
Mantenha sem acesso ao publico.
Obviamente nós estamos criando um ambiente de laboratório e você irá definir se precisa de mais segurança ou outros tipos métodos de segurança para acessar a pasta.
Clique em criar bucket.
Bucket criado vamos para os passos seguintes para realizar a conexão com o Cloudberry.
Imagino que você tenha já visto os passos de como fazer a instalação do Cloudberry.
Abra o software e vamos no menu de criação para AWS.
clique no menu de local para CLOUD.
De o próximo passo para escolhemos o S3 da AWS.
Iremos escolher o S3 em “Add new Storage Account”.
Iremos escolher o Amazon S3, o Glacier é exatamente igual para realizar os procedimentos. Em um próximo tópico iremos falar só do Glacier.
Veja acima que para colocar esta chave é preciso ir no IAM serviço da AWS ele vai criar um acesso e gerar a chave de acesso ao seu ambiente do S3. Preencha a chave de acesso e preencha a chave secreta. Assim que você preencher tecnicamente o software esta se conectando em uma API do S3 em um endereço https da AWS, a chave irá realizar a autenticação e encontrará todos buckets criado em sua tenant. Veja que no menu ele já acha automaticamente o bucket que criei. Mesmo assim o software já tem poder de criar direto um bucket direto sem você precisar criar la no portal do AWS.
De o OK.
Veja que temos agora o S3 conectado para uso e temos o Azure da semana passada e podemos agora fazer backup multicloud.
Daqui para frente você irá criar seu plano de backup para realizar no S3 da AWS.
Pronto depois deste processo é o mesmo processo que fizemos no Azure. O link está aqui acima e siga os passos de la.
Pessoal, espero ter ajudado nesta matéria no AWS.
Até mais.
Publicado em 14 de julho de 2019, em AWS, Backup, Cloudberry e marcado como AWS, Backup, Cloud, Cloudberry. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.
Olá! Existe uma forma de configurar backup diferencial? ou algo assim? Por exemplo: digamos que o primeiro upload seja de 100gb, full, mas depois quero mandar apenas a diferença…ou seja, arquivos que não foram alterados, não precisariam subir pra bucket na aws… qual seria a melhor solução? para não subir todo dia 100gb…obrigado
CurtirCurtir
Olá Edinaldo, nas configurações do Cloudberry (Backup360) existe a opção de diferencial e incremental exatamente da maneira que você mencionou. Basta acessar as configurações e escolher o método. Lembrando que via Internet sempre que demora é o primeiro backup full. Mas depois as configurações de diferencial ou incremental funcionam perfeitamente.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Valeu a resposta! Muito obrigado!
Aproveitando…qual seria sua opinião sobre onedrive x buckets?
CurtirCurtir