Codetwo – Como migrar IMAP para Office 365

Last Updated: 10/07/2020By Tags: ,

Como migrar de um servidor IMAP para o Office 365?

Na Internet, você pode encontrar toneladas de guias que explicam como migrar de um servidor IMAP para o Office 365 (Microsoft 365), por exemplo, como migrar as Notas do IBM Lotus para o Exchange Online. A maioria deles, no entanto, abrange o tema do ponto de vista nativo, então, para contrastar isso, vou mostrar como executar a migração do IMAP de servidores como G Suite, Zimbra ou Lotus para Office 365 usando uma ferramenta de terceiros – CodeTwo Office 365 Migration.


Então, para migrar e-mails de um servidor IMAP, você precisa fazer alguma preparação primeiro. Nesta fase, você está prestes a preparar tanto servidores de origem e destino quanto usuários para a migração. Uma vez que você esteja pronto com isso, você pode iniciar a migração real usando a ferramenta de migração CodeTwo. Esta fase é tão simples quanto configurar o programa e clicar no botão Iniciar. Assim que os e-mails dos usuários forem migrados para o Office 365, você poderá iniciar uma limpeza pós-migração. Continue lendo para um guia de migração passo a passo e para descobrir por que o CodeTwo Office 365 Migration torna as migrações do IMAP mais fáceis e rápidas do que as soluções nativas.

CodeTwo Office 365 Migração vs migração IMAP nativa

Para migrar e-mails de um servidor IMAP, você pode usar um recurso de migração nativo do Office 365 ou uma ferramenta de terceiros como o CodeTwo Office 365 Migration. Tudo depende de seus recursos (como tempo e orçamento) e preferências. Migrações nativas requerem mais atenção e preparação. Também leva mais tempo, principalmente devido a menos possibilidades de automatizar o processo.

Abaixo, aponto para um monte de benefícios que você recebe com a ferramenta de migração CodeTwo em contraste com ao seguir o caminho de migração nativa. A migração do CodeTwo Office 365 permite:

  • Crie automaticamente usuários e caixas de correio no servidor Office 365 de destino, que é um grande poupador de tempo (não há necessidade de fazê-lo manualmente).
  • Corresponda automaticamente ao IMAP de origem e às caixas de correio do Office 365.
  • No geral, relatórios de caixa de correio ou trabalho, bem como alertas instantâneos no programa informam sobre o desempenho da migração. Você também pode obter relatórios diretamente em sua caixa de entrada.
  • Recurso de varredura Delta (Rescan) que permite que você re-execute a migração para caixas de correio já movidas para transferir e-mails recém-chegados. Isso não criará duplicatas no servidor de destino.
  • Crie lotes de migração separados chamados empregos migratórios para organizar melhor todo o processo. Você pode gerenciar facilmente todos os trabalhos através da interface de usuário 100% gráfica.
  • Agende a migração para que ela seja executada automaticamente. Você pode configurar essa funcionalidade individualmente para cada trabalho de migração.
  • Pausa e retome a migração a qualquer momento.

Como migrar G Suite, Zimbra ou Lotus para o Exchange Online?

Abaixo você encontrará uma instrução passo-a-passo sobre como executar a migração do IMAP de e-mails para o Exchange Online com o software codeTwo Office 365 Migration.

Verifique as tarefas de pré-migração ao migrar do servidor IMAP

Antes de iniciar a migração:

  1. Crie o domínio personalizado no Office 365 e verifique-o. Aqui está a instrução que mostra como fazê-lo.
  2. Ao migrar para o Office 365, você precisa recriar usuários de servidores IMAP no Office 365. Você pode fazê-lo manualmente ou deixar o CodeTwo Office 365 Migration fazê-lo automaticamente.
  3. Certifique-se de que a conta de administração que você usa para se conectar ao inquilino alvo tenha todas as funções necessárias atribuídas. Você pode encontrar mais informações sobre as funções necessárias no artigo manual deste usuário.
  4. Verifique se o endereço de e-mail do administrador do Office 365 está configurado para ativo com um novo domínio. Para verificar isso, navegue até a guia

    Administrador/Seção Office 365/ Usuários e Grupos > selecione a conta do Administrador e verifique detalhes.

  5. Atribua licenças do Office 365 às caixas de correio do usuário. Ao usar o CodeTwo Office 365 Migration, o programa pode criar automaticamente caixas de correio e atribuir as licenças do Office 365 a elas. Se você preferir fazer isso manualmente, aqui está a instrução.
  6. Devido às limitações do protocolo IMAP, você precisa preparar um arquivo CSV contendo credenciais de caixa de correio dos usuários.

     

  7. Descubra seu endereço de e-mail iMAP ou IP, porta e se uma conexão SSL é suportada. Aqui está um exemplo para o Gmail: gmail.comporta 993SSL habilitado. Se você estiver migrando do G Suite, consulte esta instrução sobre como ativar o acesso ao IMAP no servidor de origem.

 

  1. Baixe, instale e ative CodeTwo Office 365 Migration.

Migração Online

O processo de migração em si é tão fácil quanto configurar a ferramenta de migração CodeTwo. Siga os passos abaixo para deixar o programa pronto para a migração por e-mail:

Nota: Se você quiser migrar as Notas do HCL/Zimbra/Gmail ou qualquer outro servidor IMAP.

 

  1. Abra o programa. Na exibição Dashboard, no cartão Como iniciar, você verá um novo link de trabalho de migração. Clique nele e selecione Trabalho de migração no servidor IMAP… para iniciar o assistente

     

  2. de trabalho de migração.

     


 

  1. Forneça o nome de migração e clique em Next.

     

  2. Configure a conexão com seu servidor IMAP de origem (por exemplo, G Suite, IBM Lotus Notes, Zimbra, etc. ). Nesta etapa, você precisa fornecer os detalhes do servidor que você coletou na Etapa 7 acima.

     

    Clique em a seguir para fechar esta janela e voltar para o assistente de trabalho de migração.



  3. Na seção Caixas de correio Source, você precisa definir quais caixas de correio serão incluídas na migração IMAP para Office 365. Nota : Aqui você precisa usar seu arquivo CSV com credenciais de caixa de correio de origem.

    O arquivo deve ser composto pelos seguintes campos: EmailAddress, UserNamePassword. Para importar o arquivo, use a opção Importar CSV e configure o software para que ele leia corretamente seus dados. Para fins de teste, é uma boa prática primeiro migrar e-mails de caixas de correio de teste de 1 a 2 (por exemplo, sua caixa de correio) para ver se tudo está configurado corretamente e não há bloqueios ao longo do caminho.

  4. Agora, conecte no Office 365.



  5. Uma vez configuradas conexões de servidor, agora você pode migrar as caixas de correio de destino.

 

  1. Você pode combiná-los manualmente ou automaticamente usando a opção Automatch.



  2. Configure outras opções do trabalho de migração, que são Agendador, filtros de tempo, filtros de pasta e configurações avançadas.
  3. Uma vez que o trabalho de migração esteja pronto, basta clicar em Iniciar no menu superior para iniciar o processo de migração. Nota : Quanto à velocidade de migração, pode diferir dependendo das configurações individuais do ambiente.

    Para ver quais fatores podem impactar a velocidade e o desempenho da migração, siga este link.

  4. Uma vez concluída a migração, verifique se os itens na fonte e nos servidores-alvo mostram os mesmos resultados. Se você notar quaisquer itens faltando no servidor de destino, você pode executar o recurso Rescan para migrar todos os e-mails restantes para o Office 365. Nota : Durante a migração, o recurso Rescan é acinzentado.


    Uma vez terminado o trabalho de migração, você pode fazer o rescan para itens faltantes.


  5. Use a opção Rescan também se você notar alguns novos itens entregues nas caixas de correio de origem durante o processo de migração. Isso permitirá que você mova apenas os e-mails recém-chegados, mesmo que a migração de uma determinada caixa de correio já tenha sido concluída.

Tarefas pós-migração

Depois de migrar todos os e-mails para o Office 365 do seu servidor IMAP, é hora de alterar os registros MX para apontar o fluxo de e-mails para o seu novo servidor Office 365. Esse processo pode levar várias horas. Se durante o switch de registros MX você notar quaisquer novos e-mails nas caixas de correio de origem, use a opção Rescan para movê-los.

Nota: Se você estiver migrando para um domínio completamente novo, não há necessidade de alterar registros MX. Em outras palavras, uma vez que a migração é concluída, não há atividades pós-migração.

Para obter uma instrução mais detalhada sobre a migração da fonte IMAP para o Office 365, consulte o manual deste usuário.

Se você quiser dar uma chance ao programa, baixe e execute uma versão de avaliação gratuita do CodeTwo Office 365 Migration Sem compromisso.

Neste site,você pode encontrar mais informações sobre o programa.

Migração do IMAP – limitações

Ao migrar do Rackspace, G Suite, IBM Lotus Notes, Zimbra ou qualquer outro servidor IMAP, é bom estar ciente de algumas limitações que você vai atingir ao longo do caminho:

  • As migrações do IMAP só podem mover e-mails. Outros itens e pastas da caixa de correio (como calendários ou contatos) não são suportados neste tipo de migração.
  • Você precisa preparar um arquivo CSV com credenciais de caixa de correio de origem antes da migração. Isso garante o acesso às caixas de correio do usuário.
  • Você pode migrar e-mails do tamanho que é inferior a 35 MB.

Essas limitações se originam da forma como o protocolo IMAP lida com a migração.

Espero ter ajudado.

Abraços

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment