Guia passo a passo para configurar o cluster do Kubernetes no Rancher

Last Updated: 02/03/2021By

No mundo atual de cloud, o Kubernetes está em todo lugar. Sem dúvida, o Kubernetes se tornou o padrão para orquestrar contêineres. Mas o gerenciamento de vários clusters em execução em qualquer lugar em diferentes plataformas de maneira consistente e segura produz novos conjuntos de desafios.

Então, é neste ponto que o Rancher entra em cena. Então vamos configurar Kubernetes no Rancher .


Rancher, uma plataforma de gerenciamento de contêiner de código aberto. Isso torna mais fácil para qualquer organização adotar o Kubernetes onde quer que ele seja executado. No Rancher, você pode gerenciar clusters Kubernetes hospedados em nuvem em execução no GKE, EKS, AKS Azure, AWS, GCP e outras clouds, ou simplesmente implantar um cluster Kubernetes em sua escolha de máquinas virtuais (VM) ou infraestrutura bare metal. E você pode até importar seu cluster Kubernetes em um ambiente totalmente compatível com o Rancher, independentemente da plataforma.

Eu usei o ambiente da VIVO (VIVO CLOUD PLUS)

Usei uma máquina simples no VIVO CLOUD PLUS, plataforma de IaaS baseado em Vmware da VIVO.

6 VCPUS
16GB Memoria
Disco SSD 128GB
S.O CENTOS 

Depois que seu cluster do Kubernetes estiver provisionado e em execução. Rancher simplifica todas as operações e responsabilidades para as administrações. Isso inclui monitorar a saúde do cluster, configurar alertas e notificações, habilitar o registro, definir e aplicar políticas de segurança, habilitar autenticações e muito mais. Ele tem sua própria biblioteca de aplicativos baseada no Helm. Todos esses recursos tornam o Rancher uma ferramenta perfeita para gerenciar clusters do Kubernetes.

Lembrando que o Rancher é bastante democrático e agnóstico a cloud, ele praticamente se adapta a qualquer ambiente. 


Então, vamos ver as etapas de como você pode configurar e usar essa ferramenta incrível.

Nesse caso, já tenho um cluster Kubernetes em execução. As etapas irão guiá-lo sobre como configurar o Rancher e adicionar seu cluster existente no Rancher e implantar uma implantação simples em um cluster.

Configurando o cluster do Kubernetes no Rancher

Passo 1. Vá para o site do Rancher e você encontrará as etapas de implantação.

Implante o Rancher: https://rancher.com/quick-start/

Passo 2. Para instalar o rancheiro, execute este comando em seu host. Para volume persistente, criei um diretório denominado rancher-data e montei com o contêiner por meio do comando abaixo.

 $ sudo docker run -d –restart=unless-stopped -p 80:80 -p 443:443 -v /home/ubuntu/rancher-data:/var/lib/rancher rancher/rancher

 isso levará cerca de 2 minutos.

 Etapa 3. Abra um navegador e vá para a porta 80 do servidor. Ele mostrará que a conexão não é uma mensagem privada. Então, vá em frente no botão ‘Avançado’ na página. Em seguida, defina uma senha para o usuário padrão (admin) e forneça o endereço IP na etapa de URL do servidor Rancher.



Passo 4. Agora adicione um cluster clicando em “Adicionar Cluster”. Isso levará a uma página como esta


O Rancher suporta todas essas plataformas e vamos usar a opção “Importar um cluster existente”.

Etapa 5. Agora selecione a opção de importação e crie um cluster com o nome apropriado.

Etapa 6. Agora execute o último comando inferior, pois o do meio não funciona na maioria das vezes. O motivo é especificado nesta página.


Ele fará o download de um arquivo YAML e o aplicará ao cluster do Kubernetes. Isso criará um novo namespace chamado “cattle-system” e todos os recursos relacionados ao Rancher serão implantados nesse namespace.

Etapa 7. Agora você pode ir para seu novo cluster e ver o painel que mostra algumas informações básicas relacionadas ao cluster. Da mesma forma, você pode ver as métricas de cada nó no painel Nós na parte superior.


Etapa 8. Agora vamos implantar uma implantação ou pod no cluster. Passe o mouse sobre o nome do seu cluster na parte superior e selecione um namespace (padrão)> clique em Implementar.


Etapa 9. Forneça os detalhes necessários para a implantação e clique em iniciar.


 Você pode ver todos os seus pods na seção Cargas de trabalho do cluster.


Isso concluirá o final desta breve configuração do Rancher.

Dica adicional: você pode acessar o shell de implantação diretamente do Rancher. Basta seguir as etapas abaixo:

Clique na implantação (neste caso postgres-demo) >> clique no 3 ponto >> selecione Executar shell.


Conclusão:

Este é um guia simples para configurar a ferramenta Rancher. Isso mostra como é poderosa e ao mesmo tempo incrível pode ser uma ferramenta que executa tarefas complexas.

Gerenciar um único cluster Kubernetes é uma tarefa complexa. Mas essa ferramenta pode tornar seu trabalho extremamente fácil e simples. Se você trabalha com o Kubernetes, vale a pena dar uma chance ao Rancher.

Espero ter ajudado

Alias conheça o VIVO CLOUD PLUS onde usei o laboratório.

Até mais

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment