COMO INSTALAR O VSPHERE 7.0 – VCENTER SERVER APPLIANCE

Last Updated: 21/02/2022By

Introdução

Esta postagem de abertura em uma nova série de laboratórios fornece um passo a passo para instalar a iteração mais recente do vSphere 7.0; trazendo cargas de trabalho nativas da nuvem para o data center com Kubernetes e Tanzu incorporados . O vSphere 7.0 foi lançado inicialmente em junho de 2020 e seguido pelo vSphere 7.0 Update 1 em outubro de 2020. A versão atual no momento da redação é vSphere 7.0 Update 1c. Você pode acompanhar as versões mais recentes e os números de compilação neste artigo da base de conhecimento .

O ESXi é o hipervisor líder de mercado, capaz de abstrair e agrupar recursos de computação em hardware comum e implementar controles e automação baseados em granularidade. O ESXi precisa ser instalado primeiro em uma máquina física para fornecer pelo menos um host para o dispositivo virtual do vCenter ser implantado. O vCenter Server fornece o painel de gerenciamento único para hosts físicos e máquinas virtuais, juntamente com funcionalidades corporativas como vMotion para portabilidade de carga de trabalho ao vivo, alta disponibilidade para failover de carga de trabalho e Distributed Resource Scheduler para balanceamento automático de recursos. Para ler sobre o que há de novo no vSphere 7, consulte vSphere 7 and vSAN 7 Headline New Features .

Neste exemplo, o vCenter Server será implantado em um ambiente de laboratório para um Intel NUC Bean Canyon executando o ESXi 7.0 U1C. Se você estiver procurando mais informações sobre como executar um laboratório vSphere na linha Intel NUC, confira a seção VMware Homelab do virten.net, que tem ótimos guias e recursos.

Guia de instalação do vCenter 7.0

Várias decisões de design foram removidas no vSphere 7, pois a topologia de componentes e o gerenciamento do ciclo de vida foram drasticamente simplificados. O modelo de implantação externo do Platform Services Controller (PSC) disponível nas versões 6.0 e 6.5 foi removido, apenas a opção incorporada é oferecida no vSphere 7.

Além disso, a execução do vCenter Server no Windows finalmente foi preterida e todas as implantações agora devem usar o vCenter Server Appliance (VCSA). Um caminho de migração do Windows vCenter Servers 6.5 e 6.7 para o VCSA 7.0 está disponível. O VCSA é um appliance virtual otimizado que executa o Photon OS 3.0 e contém todos os serviços necessários do vCenter, como SSO, Certificate Authority, PostgreSQL, Lifecycle Manager, etc. Você pode encontrar mais informações na lista completa de serviços em detalhes no vCenter Documentação de instalação e configuração do servidor .

O arquivo do instalador do vSphere pode ser baixado aqui , um período de avaliação de 60 dias é aplicado automaticamente. O pacote de instalação do vCenter Server vem como um arquivo ISO montável em um dispositivo Windows, Linux ou Mac. O instalador deve ser executado em uma máquina com conectividade de rede para o host ESXi ou vCenter Server em que o novo dispositivo será implantado. O host ou vCenter de destino deve estar executando o vSphere versão 6.5 ou posterior. Para instalações múltiplas ou repetidas em ambientes grandes, o vCenter Server Appliance e a configuração também podem ser implantados silenciosamente usando CLI e arquivo JSON . Certifique-se de revisar as notas de versão com o download antes de iniciar, neste exemplo estou usando o vCenter Server 7.0 Update 1c .

Os pacotes de download do vSphere disponíveis em my.vmware.com

Requisitos de sistema

  • Antes de iniciar a instalação; A resolução de nome de domínio totalmente qualificado (FQDN) deve estar em vigor com registros DNS A de encaminhamento e reverso adicionados e replicados, se aplicável, para o nome de host do vCenter Server.
  • O vCenter Server 7.0 só pode ser implantado e gerenciar hosts ESXi v6.5 ou posterior. Não há caminho de atualização direto para hosts que executam o ESXi v5.5 ou 6.0 para v7.0.
  • Se você estiver implantando em um host ESXi, o host não deve estar no modo de manutenção ou no modo de bloqueio. O host ESXi e todos os componentes do vSphere devem ser configurados para usar o Network Time Protocol (NTP), a instalação pode falhar ou o serviço vpxd pode não ser iniciado se os relógios não estiverem sincronizados.
  • Verifique a compatibilidade de quaisquer produtos e plug-ins de terceiros que possam ser usados para backups, antivírus, monitoramento etc., pois eles podem precisar de atualização para compatibilidade com o vSphere 7.0.
  • Para verificar a compatibilidade da versão com outros produtos VMware, consulte Matrizes de interoperabilidade de produtos VMware .
  • Além do software, você também deve verificar se o hardware em uso é compatível com o vSphere 7 usando o VMware Compatibility Guide . VMware suporta hardware corporativo e, portanto, os dispositivos Intel NUC não estão listados. Isso não é um problema em um ambiente de laboratório, mas não deve ser implementado em produção.
  • O vCenter Server Appliance requer as seguintes especificações de computação, incluindo o vSphere Lifecycle Manager executado como um serviço no dispositivo:
    • Minúsculo (até 10 hosts, 100 VMs) – 2 CPUs, 12 GB de RAM
    • Pequeno (até 100 hosts, 1000 VMs) – 4 CPUs, 19 GB de RAM
    • Médio (até 400 hosts, 4.000 VMs) – 8 CPUs, 28 GB de RAM
    • Grande (até 1.000 hosts, 10.000 VMs) – 16 CPUs, 37 GB de RAM
    • X-Large (até 2.000 hosts, 35.000 VMs) – 24 CPUs, 56 GB de RAM
  • Os recursos de armazenamento do vCenter Server Appliance também variam com base nos requisitos de banco de dados acima:
    • Minúsculo – Padrão: 415 GB, Grande: 1.490 GB, Extra Grande: 3.245 GB
    • Pequeno – Padrão: 480 GB, Grande: 1.535 GB, Extra Grande: 3.295 GB
    • Médio – Padrão: 700 GB, Grande: 1.700 GB, Extra Grande: 3.460 GB
    • Grande – Padrão: 1.065 GB, Grande: 1.765 GB, Extra Grande: 3.525 GB
    • Extra Grande – Padrão: 1.805 GB, Grande: 1.905 GB, Extra Grande: 3.665 GB
  • Se o seu ambiente tiver firewalls, revise a lista de portas obrigatórias para o vCenter Server .
  • Para ambientes grandes e corporativos, revise os limites de configuração do vSphere 7.0 .

Fase de Instalação 1

A instalação do vCenter Server 7 é praticamente idêntica às versões 6.5 e 6.7 de seus predecessores. Baixe e monte o ISO em seu computador, então navegue até o diretório correspondente ao seu sistema operacional e abra o arquivo do instalador. No meu caso \vcsa-ui-installer\mac\installer.app. Como estamos instalando uma nova instância, clique em Instalar .

Instalador do vCenter 7.0: todas as opções são consolidadas em um único ISO

A instalação é dividida em 2 etapas, começamos com a implantação do dispositivo no formato OVF em um destino ESXi ou vCenter. O segundo estágio configura o appliance. Observe que a implantação do PSC externo não está mais disponível. Clique em Avançar .

Implantar o vCenter Server: página de introdução

Aceite o contrato de licença e clique em Avançar .

Implantar o vCenter Server: Contrato de licença de usuário final (EULA)

Insira o FQDN ou o endereço IP do destino de implantação do VCSA, que pode ser um vCenter Server ou um host ESXi que atenda aos requisitos do sistema descritos acima. Insira as credenciais de um usuário administrativo ou root e clique em Avançar , o instalador validará o acesso.

Quando solicitado com um aviso de certificado SSL não confiável, confirme se a impressão digital SHA1 exibida é a do host ESXi de destino ou do vCenter Server e clique em Sim para aceitar. Observe também que, se você estiver se conectando a um host ESXi, verá apenas as redes no switch padrão dos hosts locais quando for definir as configurações de rede em uma próxima etapa. Se você precisar de uma rede em um vSphere Distributed Switch (VDS) existente, precisará se conectar ao vCenter de origem do VDS como seu destino de implantação. Como alternativa, você pode fazer essa alteração após a implantação.

Implantar o vCenter Server: configurações de destino de implantação

Insira o nome da VM para o VCSA, o nome do dispositivo não deve ter mais de 80 caracteres e não pode conter os caracteres porcentagem (%) de barra (/) ou barra invertida (\). Defina a senha do root, que precisa ter pelo menos 8 caracteres, com um número, letras maiúsculas e minúsculas e um caractere especial. Clique em Avançar para continuar.

Implante o vCenter Server: credenciais VCSA

Selecione o tamanho da implantação de acordo com o número de hosts e máquinas virtuais que serão gerenciadas, clique em Avançar .

Implante o vCenter Server: atribuição de computação e armazenamento VCSA

Selecione o armazenamento de dados em que o dispositivo será implantado, escolha thin provisioning, se necessário, e clique em Avançar novamente.

Implante o vCenter Server: configuração de armazenamento de dados e modo de disco

Insira as configurações de rede a serem aplicadas ao appliance, incluindo IPv4, DNS e configurações do adaptador de rede, e clique em Avançar .

Implante o vCenter Server: configurações de rede VCSA

Na página de resumo, clique em Concluir . O dispositivo agora será implantado.

Implantar o vCenter Server: instalação do estágio 1

Fase de Instalação 2

Depois de concluído, o VCSA é implantado, mas os serviços não estão em execução, clique em Continuar para passar para o estágio 2. Se, neste ponto, você descobrir que a entrada DNS foi adicionada sem deixar tempo suficiente para o cliente em que você está trabalhando atualizar; então você ainda pode iniciar a configuração em https://vCenter-FQDN-or-IP:5480 quando o nome do host do vCenter Server estiver resolvendo corretamente

Implante o vCenter Server: estágio 1 concluído

Clique em Avançar para iniciar a configuração do VCSA.

Configurar o vCenter Server: estágio 2

Configure os servidores Network Time Protocol (NTP) para habilitar a sincronização de tempo e escolha o estado Secure Shell (SSH) para o dispositivo; isso pode ser alterado mais tarde. Em seguida, clique em Avançar .

Configurar vCenter Server: configurações de NTP e SSH

Insira um nome de domínio de Single Sign-On (SSO) exclusivo, o padrão é vsphere.local. O vSphere usa SSO para se comunicar entre seus diferentes componentes de software por meio de um mecanismo seguro de troca de token. Os usuários de SSO podem ser membros do domínio local ou uma fonte confiável externa, como o Active Directory (AD). A maioria das organizações usa o Microsoft AD e, portanto, o nome de domínio SSO não deve ser igual ao seu domínio do Active Directory . Configure uma senha para o administrador de SSO e clique em Avançar .

Se você já tiver vCenter Servers em um domínio SSO ao qual deseja ingressar, usando a funcionalidade Enhanced Linked Mode (até 15), insira as credenciais de administrador para o domínio SSO existente.

Configurar vCenter Server: configurações de SSO

Marque ou desmarque a caixa Programa de Aperfeiçoamento da Experiência do Cliente (CEIP) e clique em Avançar .

Configurar o vCenter Server: Programa de Aperfeiçoamento da Experiência do Cliente (CEIP)

Revise os detalhes na página de resumo e clique em Concluir .

Configure o vCenter Server: finalize os detalhes

Clique em Ok para confirmar que a configuração do VCSA não pode ser pausada ou interrompida depois de iniciada. Quando o instalador estiver concluído, clique em Fechar para fechar o assistente.

Configurar o vCenter Server: estágio 2 concluído

Etapas de pós-instalação

Conecte-se ao vCenter Server após a conclusão da instalação em dois estágios usando o endereço IP ou o FQDN configurado em um navegador da Web: https://vCenter-FQDN-or-IP/ui . O acesso ao vSphere por meio do cliente Web Flash (FLEX) foi depreciado e, portanto, a interface do usuário (UI) é padronizada para HTML5.

Cliente HTML5 do vCenter Server

Depois de fazer login no vCenter, você pode começar a criar seus ambientes de data center e adicionar hosts ESXi. Tanto o vCenter quanto o ESXi estão equipados com períodos de avaliação automáticos de 60 dias.

Cliente HTML5 do vCenter Server

As etapas a seguir também podem ser úteis após a instalação do vCenter Server 7.0:

  • Você deve aplicar uma nova chave de licença do vCenter Server antes do final da avaliação de 60 dias.
    • Faça login no vSphere Client usando as credenciais de administrador de SSO. É exibido um banner laranja que o vinculará diretamente à página de licenças; como alternativa, você pode selecionar Administração no menu suspenso e clicar em Licenças .
  • Em seguida, se você tiver um domínio do Active Directory, poderá adicioná-lo ao vCenter como uma fonte de identidade. Isso pode ser configurado na página Administração em Single Sign On and Configuration .
  • O backup do vCenter Server recém-implantado pode ser feito usando backups baseados em arquivo para um compartilhamento de arquivo remoto ou backups baseados em imagem da máquina virtual.:
    • Para backups baseados em arquivo, os protocolos suportados incluem FTP, FTPS, HTTP, HTTPS, SFTP, NFS ou SMB. Um dos protocolos seguros disponíveis deve ser usado em ambientes de produção.
    • Os backups baseados em arquivo podem ser configurados na interface de gerenciamento do dispositivo acessível a partir de um navegador da Web em https://vCenter-FQDN-or-IP:5480 , usando as credenciais raiz definidas durante a implantação.
    • Se necessário, um backup baseado em arquivo pode ser restaurado em um novo vCenter Server na implantação usando a opção Restaurar na página inicial do instalador do vCenter Server. Revise a documentação do Backup e restauração com base em arquivo do vCenter Server para obter uma lista completa das configurações incluídas.
    • Ferramentas de terceiros também podem ser usadas para fazer um backup baseado em imagem do dispositivo completo. Revise a documentação do Backup e restauração com base em imagem de um ambiente do vCenter Server para ajudar a decidir qual tipo de backup é mais apropriado para seu ambiente.
  • Os usuários do Windows podem querer habilitar o plug-in VMware Enhanced Authentication para autenticação integrada do Windows.
  • Se você estiver tendo problemas para iniciar o vCenter Server, verifique se os requisitos do sistema estão todos em vigor e, em seguida, verifique as saídas do log de instalação identificadas na documentação Solução de problemas de instalação ou implantação do vCenter Server . Você também poderá gerar um pacote de logs para suporte VMware se tiver um contrato de suporte apropriado em vigor.

Fim de instalação você pode acessar seu ambiente e os hosts esxi configurados.

Abraços.

Fonte site esxi.com

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment