Instalação e configuração passo a passo do VMware vSphere 6 ESXi

Last Updated: 21/02/2022By

Estou trazendo a você a instalação e configuração passo a passo do VMware vSphere ESXi 6 em 14 etapas fáceis.

Portanto, a primeira pergunta que vem à sua mente é quais são os requisitos para instalar o ESXi.

  • Um sistema/servidor (host) no qual o VT está habilitado, VT-X significa Tecnologia de Virtualização necessária para hospedar o hypervisor. (Hypervisor é um termo usado para todos os habilitadores de virtualização como VMware ESXi, Microsoft Hyper-V, Citrix, RHEV, etc). Alguns sistemas vêm com VT habilitado e, para alguns, você precisa habilitá-lo no BIOS.
  • A RAM mínima recomendada para instalação do VMware ESXI 6 é de 4 GB de RAM e CPUs prontas para VMware, que você também pode encontrar na Lista de compatibilidade de hardware VMware.
  • E um ESXi 6 ISO ou CD/DVD.

Aqui para a instalação em meu laboratório, usei uma estação de trabalho DELL de ponta que é habilitada para VT e instalei uma estação de trabalho VMware e criei uma VM com 4 GB de RAM e 2 x processador Intel Xeon de 3,00 GHz.

Vamos iniciar a ação e inserir o CD ou montar a imagem ISO no seu Servidor (host) no qual você vai instalar o hypervisor VMware ESXi 6.

  1. Ligue o servidor com o CD inserido e certifique-se de ter selecionado CD/DVD como seu primeiro dispositivo de inicialização e você deverá ver a seguinte tela,


    Mantenha o cursor selecionado no instalador padrão do ESXi 6.0 para instalar o ESXi e pressione enter ou, se você não pressionar nenhuma tecla, em 5 segundos ele será inicializado automaticamente na configuração do ESXi 6.

  2. Depois de inicializar na configuração do ESXi, você poderá ver a tela a seguir,


  3. Quando a configuração estiver totalmente carregada, você receberá uma tela perguntando se deseja continuar ou cancelar a configuração e, como queremos instalar, pressionaremos enter para continuar a configuração.


  4. Depois de pressionar enter para continuar, ele pedirá para aceitar o contrato de licenciamento, clique em F11 para aceitar e continue.


  5. Depois de pressionar F11, você verá uma tela pedindo para selecionar o layout do teclado a ser usado. E dependendo do layout do teclado que você deseja usar, selecione-o e pressione enter. Para mim, selecionei o layout do teclado como padrão dos EUA.


  6. Depois de selecionar o layout de teclado de sua escolha, a próxima tela é a tela que solicita que você insira a senha de root que deseja definir para seu host ESXi e pressione Enter para continuar.


  7. Agora ele irá escanear para coletar informações adicionais do hardware do servidor.


  8. Agora ele mostrará todas as unidades de disco conectadas ao seu servidor, selecione a unidade na qual você deseja instalar a configuração do ESXi e pressione Enter ou, se for uma unidade única, você poderá obter uma tela direta como abaixo para instalar pressionando F11.


  9. Depois de clicar em F11 e iniciar a instalação, você verá a seguinte tela,


  10. Depois que a instalação for concluída com sucesso, você deverá obter uma tela como esta, para reiniciar após a instalação bem-sucedida, pressione enter.


    E depois de reiniciar o servidor, você verá a bela tela do VMware vSphere 6 ESXi.


  11. Agora, para atribuir o endereço IP ao servidor, pressione F2 e ele solicitará nome de usuário e senha, coloque as credenciais de root que definimos durante a instalação do ESXi e selecione Configure Management Network e pressione enter e você deverá obter a seguinte tela,


  12. Selecione a configuração IPv4 e pressione enter.


  13. Você pode definir o endereço IP como DHCP e também pode defini-lo como endereço IP estático. Aqui estou configurando para usar endereço IP estático, selecione Endereço IP Estático e digite o IP e pressione enter e ele pedirá para reiniciar a rede de gerenciamento, clique em sim.


  14. Vá para configuração de DNS , digite o nome do host que você deseja definir para o servidor (host) e clique na tecla ESC para sair da página de configuração.


Pessoal, aproveitem com seu novo host ESXi 6. Então é assim que podemos instalar o ESXi em apenas 14 etapas. Então por enquanto é só, continuarei atualizando sobre as Tecnologias de Virtualização.

Sinta-se à vontade para comentar e nos informar sobre este artigo.

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment