Detectando problemas no Skype for business
Sabemos que a arquitetura do Skype for business tanto onpremisses como online são idênticas.
Umas das dificuldades para analisar quedas e desconexões no Skype são por softwares e analise de log.
Para troubleshooting necessita de conhecimento de análise de pacote de rede
Abaixo segue informações de como realizar a análise de desconexões e trobleshooting do Skype.
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Uma das maneiras de verificar eventuais problemas neste sentido é analisando os logs de Uccapi do Skype.
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Para isso, você deve usar o Snooper que está disponível no Skype for Business Debugging Tools, neste link: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=47263. Este pacote pode ser instalado em qualquer computador, com o requisíto apenas do .NET.
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O log do uccapi, você encontra, geralmente na pasta do perfil do usuário em: C:\Users\nomedousuario\AppData\Local\Microsoft\Office\16.0\Lync\Tracing, ou C:\Users\nomedousuario\AppData\Local\Microsoft\Office\15.0\Lync\Tracing (também é possível acessar usando %userprofile$\AppData\Local\Microsoft\Office\15.0\Lync\). O log tem a extensão uccapilog.
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Analisar o log exige algum conhecimento e prática, porém existem alguns problemas óbvios que aparecem, este é um exemplo:
11/24/2015|11:19:53.089 1BA4:1218 INFO :: Sending Packet – 132.245.1.32:443 (From Local Address: 10.7.1.111:50142) 1059 bytes:
11/24/2015|11:19:53.089 1BA4:1218 INFO ::
BYE sip:[email protected];opaque=user:epid:9BxKmQqUEVCm1Mb27MDrlwAA;gruu SIP/2.0
Via: SIP/2.0/TLS 10.7.1.111:50142
Max-Forwards: 70
From: <sip:[email protected]>;tag=155c3b1158;epid=5304d97c1b
To: <sip:[email protected]>;epid=b67f994ace;tag=26bde8eada
Call-ID: 6323e52a5f6344938994d2fe711f849a
CSeq: 10 BYE
User-Agent: UCCAPI/15.0.4771.1000 OC/15.0.4771.1001 (Skype for Business)
Ms-client-diagnostics: 52093; reason=”Conversation suspended due to a loss of network”
Content-Length: 0
Outra maneira de verificar o problema é através da monitoração da rede. Neste caso, o que você precisa fazer é instalar algum software para a monitoração da rede e manter a monitoração para os momentos em que o problema ocorre. Além disso, com a monitoração da rede, você consegue identificar se há outros problemas latentes não perceptíveis.
As ferramentas para isso são as mais variadas. A Microsoft fornece duas:
Microsoft Network Monitor 3.4 (archive)
https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=4865
Microsoft Message Analyzer
https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=44226
Você também tem disponível, ferramentas de terceiros, um exemplo é o WireShark.
Este troubleshooting serve para o Skype for business onpremissess como também do pacote Office 365.
Espero ter ajudado.
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