Detectando problemas no Skype for business

Last Updated: 28/11/2015By

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Sabemos que a arquitetura do Skype for business tanto onpremisses como online são idênticas.

Umas das dificuldades para analisar quedas e desconexões no Skype são por softwares e analise de log.

Para troubleshooting necessita de conhecimento de análise de pacote de rede

Abaixo segue informações de como realizar a análise de desconexões e trobleshooting do Skype.

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  • Uma das maneiras de verificar eventuais problemas neste sentido é analisando os logs de Uccapi do Skype.
  • Para isso, você deve usar o Snooper que está disponível no Skype for Business Debugging Tools, neste link: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=47263. Este pacote pode ser instalado em qualquer computador, com o requisíto apenas do .NET.
  • O log do uccapi, você encontra, geralmente na pasta do perfil do usuário em: C:\Users\nomedousuario\AppData\Local\Microsoft\Office\16.0\Lync\Tracing, ou C:\Users\nomedousuario\AppData\Local\Microsoft\Office\15.0\Lync\Tracing (também é possível acessar usando %userprofile$\AppData\Local\Microsoft\Office\15.0\Lync\). O log tem a extensão uccapilog.

     

skype-log

  • Analisar o log exige algum conhecimento e prática, porém existem alguns problemas óbvios que aparecem, este é um exemplo:

11/24/2015|11:19:53.089 1BA4:1218 INFO  :: Sending Packet – 132.245.1.32:443 (From Local Address: 10.7.1.111:50142) 1059 bytes:

11/24/2015|11:19:53.089 1BA4:1218 INFO  ::

BYE sip:[email protected];opaque=user:epid:9BxKmQqUEVCm1Mb27MDrlwAA;gruu SIP/2.0

Via: SIP/2.0/TLS 10.7.1.111:50142

Max-Forwards: 70

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From: <sip:[email protected]>;tag=155c3b1158;epid=5304d97c1b

To: <sip:[email protected]>;epid=b67f994ace;tag=26bde8eada

Call-ID: 6323e52a5f6344938994d2fe711f849a

CSeq: 10 BYE

Route: <sip:sippoolbl20a09.infra.lync.com:443;transport=tls;ms-fe=BL20A09FES13.infra.lync.com;opaque=state:Ci.Ra7c1100:Ti.CHyXoQP4mke0oRkp6GOcpgAA;lr;ms-route-sig=ge70twYm8TRgwcqi1pFcbjNGDGp_tw2-KvgxOrb4pj8I0_SKJzOFqW-AAA>

Route: <sip:sippoolbl20a09.infra.lync.com:5061;transport=tls;ms-fe=BL20A09FES02.infra.lync.com;opaque=state:F:Eu:Ti.CHyXoQP4mke0oRkp6GOcpgAA:Tbs;lr>

Route: <sip:sippoolbl20a07.infra.lync.com:5061;transport=tls;ms-fe=BL20A07FES03.infra.lync.com;opaque=state:T:Ti.5V3A7OpPwkeqeK3jN-OSvwAA;lr>

User-Agent: UCCAPI/15.0.4771.1000 OC/15.0.4771.1001 (Skype for Business)

Ms-client-diagnostics: 52093; reason=”Conversation suspended due to a loss of network”

Content-Length: 0

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Outra maneira de verificar o problema é através da monitoração da rede. Neste caso, o que você precisa fazer é instalar algum software para a monitoração da rede e manter a monitoração para os momentos em que o problema ocorre. Além disso, com a monitoração da rede, você consegue identificar se há outros problemas latentes não perceptíveis.

As ferramentas para isso são as mais variadas. A Microsoft fornece duas:

Microsoft Network Monitor 3.4 (archive)
https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=4865

Microsoft Message Analyzer

https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=44226

Você também tem disponível, ferramentas de terceiros, um exemplo é o WireShark.

Este troubleshooting serve para o Skype for business onpremissess como também do pacote Office 365.

Espero ter ajudado.

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