Criando um banco de dados SQL no Azure (AZURE SQL SERVER)

Abaixo um passo a passo para criação de um banco de dados como SAAS no AZURE.

A Interface do Azure como todos sabem é muito intuitiva e didática.

Entre no Menu Banco de dados SQL e depois clique em “Crie um banco de dados SQL”

Como estamos com conceito de provisionamento, ele muda bastante em relação a instalações tradicionais, veja acima que estamos projetando como iremos deixar o SQL Server no padrão para o uso.
Você cria o nome da instancia, a assinatura já abramnge o provisionamento do banco de dados, no caso a assinatura é EA (Enterprise) feito para grandes empresas, Importante a camada de serviços e o que você vai usar no SQL server.

Se for um site simples com poucas consultas ou site institucional você escolherá basic, se tiver um certo numero de acessos e consultas o Basic, ou se tiver muito trafego, trouput e consultas aconselho a usar o premium.

Abaixo o nível de desempenho segue o mesmo padrão e convido a fazer uma leitura sobre DTUS que foi a nomenclatura utilizada para medir os níveis de performece do banco, pois estamos falando de SAAS e PAAS e é importante esta escolha. Se você quer um banco performático escolha a DTU correta para seu tipo de negócio.

Veja este link e leia para entender o processo pois você pode estar reclamando que o Azure ou outro serviço de nuvem não presta https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/azure/dn741336.aspx.

Lembrando que ao escolher plataforma de Nuvem 70% é planejamento e 30% é execução.

OBS: O Azure para melhorar a performance você escolhe agrupamento de servidores para os mesmos ficarem na mesma região física de acesso.

Isso melhora mais ainda a performance

Feito as configurações vamos para o próximo passo.

Instancia criada vamos para as configurações de usuário e senha.

Feito os procedimento clique em gerenciar ele abrirá a tela para configurações de usuário e senha.

Usuário e senha escolhidos e vamos para o próximo passo.

Feito o acesso você já tem acesso a base e pode criar outras instancia dentro da mesma base igual ao conceito do SQL Server Onpremisses.

O Sql Server Azure tem mais um menu para lhe mostrar como funciona para você se familiarizar mais rápido e poder usar todo o conceito utilizado no Azure.

No menu de administração tem algums informações relevante para o acesso a base via interernet e criações de mais instancias.

Aqui liberações para acesso somente de uma localidade

Aporta de acesso é a mesma do conceito de SQL Server, 1433

Outro ponto importante é fazer backup da base dentro do próprio Azure. O backup ele faz geograficamente redundante, para outros pais.

Agora é só se conectar na base com sua aplicação e utilizar a performance do SQl Server Azure.

Sobre Fabio Silva - MVP Reconnect

MVP Reconnect Microsoft Azure - Entusiasta Office 365 Profissional apaixonado por tecnologia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010. Especialização em Linux

Publicado em 1 de abril de 2015, em Azure, Cloud, SqlServer e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Project THOR

Technical and Human infrastructure for Open Research

randieri.com

Il blog di Cristian Randieri

TEC OFFICE PRODUTIVO

Tec Office Produtivo é um grupo de treinamentos, dicas e tutorias de informática sobre aplicativos utilizados em escritórios.

GOLD RECIPES.

GOLD RECIPES.

Escadas Especiais

Projetos, fabricação e instalação de escadas em geral

Jaqueline Ramos

Devops & Cloud

Blog do Douglas Romão

MVP Office Apps and Services | Modern Workplace and Business Applications Expert

%d blogueiros gostam disto: