DevOps: saiba como ela pode promover a segurança da informação

Last Updated: 15/04/2016By

devops

A segurança da informação é hoje uma das grandes preocupações das empresas de todos os portes. E não era para menos, as ameaças não param de aumentar. Um levantamento feito pela Symantech no início de fevereiro detectou que as empresas brasileiras receberam mais de 40 mil spams para roubo de dados em apenas oito dias. Isso mostra o quanto os hackers estão interessados em invadir contas de e-mails para, a partir delas, chegar aos servidores e colocar em ameaça informações sensíveis como transações financeiras entre outras.

Além das crescentes tentativas de ataques externos por phishing, as próprias vulnerabilidades das soluções desenvolvidas pelas empresas, que agora lidam com um pool muito grande de ferramentas e equipamentos tecnológicos, podem ameaçar a segurança da informação. E, nós sabemos, é muito comum que as equipes de projetos de segurança sejam também responsáveis pela operação da segurança, quando não são também responsáveis por outras áreas de TI. Este dia a dia corrido sobrecarrega os profissionais que, por sua vez, deixam involuntariamente brechas em algum ponto do processo.

E a segurança da informação, neste processo, também se torna uma preocupação das equipes de desenvolvimento, cada vez mais pressionadas para entregar aplicações com agilidade e eficácia.

A boa notícia é que na mesma proporção também crescem os esforços para manter os dados corporativos seguros. Você sabia que a metodologia DevOps pode ajudar a promover a segurança da informação no processo de desenvolvimento da sua empresa? É sobre isso que vamos conversar neste artigo. Confira!

Antes de tudo, vamos relembrar rapidamente o que é, afinal, a DevOps:

O que é DevOps?

Nascido da necessidade de melhorar a entrega de serviços agilidade, o movimento DevOps enfatiza comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores de software e operações de tecnologia da informação (TI). Ao invés de ver estes dois grupos como silos, ou seja, departamentos separados que não trabalham juntos, DevOps reconhece a interdependência das operações de desenvolvimento de software e de TI e ajuda no desenvolvimento mais ágil, com iterações mais frequentes.

Em outras palavras, trata-se de uma metodologia de desenvolvimento de software que cumpre a difícil missão de integrar desenvolvedores de software e profissionais de infraestrutura de TI. E desta integração nascem benefícios como padronização dos desenvolvimentos de desenvolvimento, facilitação da gestão de lançamentos de novas versões, controle e documentação de relatórios, menor tempo de entrega do software, além de diminuir as chances de erros e problemas com testes de qualidade.

Dito isso, vamos agora à explicação de como é possível conseguir mais segurança da informação com a utilização da metodologia DevOps!

Como DevOps promove a segurança da informação?

As organizações adotam a metodologia DevOps para agilizar o processo de desenvolvimento através da combinação de várias etapas em um único processo, automatizado. Assim, diferentemente do processo tradicional de desenvolvimento (cascata), os profissionais de TI de todas as áreas trabalham em conjunto desde o início para reduzir drasticamente o tempo para lançar um produto. Em vez de continuar a existir como um autônoma, entidade isolada de segurança, a segurança da informação passa a ser integrada no processo desde o início.

Dito de outra forma: o método DevOps integra uma série de áreas funcionais, incluindo a segurança, para o produto final. Assim,  a entrada de todos os envolvidos no desenvolvimento começa mais cedo e, em seguida, o processo é automatizado para garantir tempos de liberação previsíveis, curtos e de qualidade. O resultado? Soluções mais seguras, menos vulneráveis, entregues em menos tempo.

Vamos a um detalhamento maior desta proposição:

DevOps promove análises verificativas desde o início do processo de desenvolvimento

Ao usar a metodologia DevOps, a equipe de desenvolvimento preza por fatores relacionados à confiabilidade, proteção e análise do desempenho desde as primeiras etapas. Além disso, DevOps permite ao gestor o monitoramento mais apurado de tudo o que envolve os esforços de desenvolvimento e testes.

DevOps requer testes em todas as etapas do desenvolvimento

Ao invés de começar a fazer testes somente quando o produto estiver finalizado, com DevOps, as equipes testam a performance da aplicação etapa por etapa. Assim fica mais fácil identificar falhas, desajustes, aplicações incompletas e necessidades ainda não supridas pelas funcionalidades. Podemos dizer que o software é corrigido de forma mais instantânea, permitindo que as outras etapas tenham um grau de confiança maior.

DevOps promove a sincronização das equipes permitindo múltiplos mecanismos de autenticação

O método DevOps pode ser disponibilizado em uma ferramenta multi-inquilino (funcionando em ambientes híbridos). Isso permite diversos mecanismos de autenticação, inclusive no próprio servidor. Isso faz com que as equipes trabalhem mais sincronizadas, fazendo com que os erros involuntários, muitas vezes causados por má interpretação de requisitos, sejam mitigados.

DevOps traz mais poder de intervenção durante o desenvolvimento

A dinâmica do processo de desenvolvimento trazida pela metodologia DevOps facilita a detecção de falhas. Isso faz com que os profissionais envolvidos consigam intervir em tempo para fazer as correções e não comprometer as etapas posteriores.

DevOps é um novo paradigma para profissionais de desenvolvimento e segurança da informação — uma conclusão

Em suma, podemos resumir que a metodologia DevOps traz mais segurança no código (testes ao longo do desenvolvimento), correções ao longo do processo (no processo tradicional, os testes são feitos ao final), traz os profissionais de segurança da informação para o meio do processo de desenvolvimento, o que também melhora a detecção de vulnerabilidades e as correções e promove uma cultura de prevenção.

DevOps é, portanto, não só uma cultura de desenvolvimento mais ágil e de integração das equipes de desenvolvedores com a operação de TI, mas também é um salto em matéria de segurança da informação. Trata-se de um método que faz com que a segurança deixe de ser um ponto isolado, passe a fazer parte de todo o desenvolvimento da aplicação. E isso é também um novo paradigma para os profissionais de TI que estão, cada vez mais, em busca de maior agilidade e assertividade em suas entregas.

Você já utiliza a metodologia DevOps no desenvolvimento? Quer saber mais sobre o assunto? Baixe grátis o e-book: ‘Guia Rápido DevOps — Aprenda de maneira simples o que é e como implantar DevOps’.

 

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment