O Office 365 não é só E-mail, veja guia completo para contratação.

Last Updated: 20/10/2016By

Muita gente ainda não conhece todo ecosistema do Office 365

guia

Como eu disse o Office 365 não é só e-mail.

Eu vou fazer Overview do ecossistema que tem só aumentado.

Se você pensa em uma ferramenta de colaboração completa não pense em outra. O office 365 é definitivamente completo.

Considero a ferramenta sem concorrência devido sua capilaridade atingida durante seu vasto desenvolvimento.

AD AZURE

Quando você acessa o Portal do Office 365 para utilizar seus serviços é o AD Azure que prove a autenticação.

Para acessar basta acessar https://manage.windowsazure.com que você terá o acesso ao seu AD Azure do Office 365.

Sim se você tiver Windows 10 em sua rede e não tem estrutura de Active Directory dentro de sua empresa e já tem serviço contrato de Office 365, pode usar Seu Windows 10 para se autenticar no Azure AD do Office 365.

Veja como se autenticar no Windows 10.

É uma grande alternativa para sua jornada na nuvem e ter controle de acesso.

O Azure AD foi feito para controle de APP, por isso ele não tem função de GPO. Mas o uso dos 2 Active Directory onpremissess e o Azure AD são imbatíveis.

O Adconnect é uma solução hibrida onde faz a ponte de sincronismo entre Onpremisses e nuvem ou nuvem e onpremissess. Se você quer ter um único logon para O Office 365, AD e autenticação de maquinas é um caminho saudável com Azure AD, Windows 10 e Office 365.

Veja arquitetura do Ambiente como é:

Está é uma visão geral por onde você poderia utilizar o Office 365.

Mas não é só isso.

Quais as ferramentas que o Ecosistema Office 365 tem?

O Exchange Online é o Serviço de e-mail do Office 365, ele lhe entrega o Outlook Web App (OWA) conhecido no mundo técnico onde você terá os acessos aos seus e-mail através do Navegador Web, Através do Microsoft Outlook e outros clientes de e-mails.

Os protocolos usados são:

MAPI, ActiveSync, IMAP, POP

Yammer é a ferramenta de colaboração social corporativa que pode lhe proporcionar uma interação com os funcionários e colaboradores com mais eficiência. Uma integração com o Sharepoint que logo falarei abaixo pode dar uma agilidade dentro da corporação imensa diminuído o fluxo de e-mails.

O Onedrive é um dos melhores players de armazenamento pessoal e compartilhador de dados do mundo. Eu dou o pelido a ele de “Meus Documentos” da nuvem pois 1TB (Hum Terabyte) de dados para armazenar é um tamanho grande sem reclamação de espaço.
Deu problema no seu Notebook, Na sua Workstation, pode trocar e ir para mesa do lado usar que seus dados estão todos no Onedrive garantindo a sua própria produtividade.

O Planner é a ferramenta de tarefas e projetos que você queria dentro do Office 36. Com ela você pode criar tarefas e projetos e compartilhar entre varias equipes o andamento de um projeto ou tarefa.
Ele tem uma dashboard onde você pode ou seu superior pode acompanhar o andamento e interagir, e também acompanhar os prazos e entregas. Além de integrar com Sharepoint, calendário assim melhorando a produtividade.

PowerBI é umas das ferramentas que eu mais gosto no Office 365 pois ela proporciona que você consigam montar vários tipos de relatórios com vários conectores de banco de dados e outros conectores, proporcionando a equipe ou tomadores de decisões a melhorar a eficiência dentro de uma organização. Não é só conectores MICROSOFT, ele tem vários conectores com ferramentas de marcado conhecida como o banco de dados Mysql, Oracle, Sybase dentre outras.

O Delve é uma ferramenta que lhe proporciona onde mais você atuou dentro do Office 365 mostrando a sua interatividade com a ferramenta e ainda a sua interação com os colaboradores da empresa.
Ele realmente ajuda onde você mais atuou dentro de um documento, com quem interagiu e lhe da projeção melhor das suas atuações. Eu digo que é um BI (Business Inteligence) pessoal.

Office vídeo ele lhe proporciona uma interação melhor para com os colaboradores da empresa com uma segurança maior e controle dos vídeos. Uma apresentação em vídeo, Um curso online como Elearning. Como uma palavra importante de um gestor com um controle melhor do vídeo através de desktop, notebook e devices como celulares e tablets. Assim seu colaborador não pode reclamar que não viu o vídeo ou a palavra de alguém importante dentro da corporação.

Sem sombra de dúvida o Office 365 não é o mesmo sem estas 3 ferramentas que revolucionaram e ainda revoluciona todas corporações de mercado. O Word, Excel e Powerpoint eram peça chave para o Office 365. Além do onpremisses temos o Office online que lhe proporciona praticamente o que você usa onpremisses. Principalmente que trabalha em linhas de PDV, Balcão, representação de vendas e Kiosques são sensacionais neste quesito. Além da qualidade de sempre.

O Onenote é pra mim a evolução dos chamados NOTEPADS. Ele sim é relamente um multiplataforme de anotações. Se você tem o habito de anotar tudo, substitua seu caderninho e canetinha por ele. Pois você tem acesso de qualquer lugar com o Office 365. Anotou na reunião, chegou na empresa acesse pelo Desktop e passe para o Word suas anotações. Faz uma diferença enorme e não tem desculpa pois todos os celulares, tablets tem o APP e ainda fora do Office 365 no pacote do Outlook.com. Torne ele um habito, pois ele substitui o caderninho de anotações totalmente.

O Skype for business é um dos melhores comunicadores, e um dos mais completos pois juntou as facilidades do Skype Consummer com as integrações do Lync formando o Skype for Business, realmente a ferramenta é completa. Além do uso em reuniões, conferencias, elearnings e muito mais ela integra com vários PABX de mercado. Realmente este tipo de integração é difícil ver em outras ferramentas.

Eu deixei o Sharepoint por último pois eu acredito que seja a ferramenta que faz o Office ficar completo. Se você tem um File Server em sua rede e você gostaria de migrar para a nuvem o Sharepoint é umas das ferramentas mais completas em termos de controle de documento, biblioteca de arquivos e Workflow de processos internos. Mesmo pessoalmente eu uso o Sharepoint para meus pequenos laboratórios e Worflows e controle e versionamento de documentos e projetos.

Eu preciso de todos estes serviços? Ou melhor inicialmente eu preciso contratar todos estes serviços?

Dependendo do tamanho de sua empresa ou uso de processos internos, certamente você não usará todos estes serviços, mas abaixo eu mostrarei como você pode contratar desde um só serviço ou a Suite completa.

Planos Kiosques

Os planos quiosques são aqueles planos contratados que abrange uma só ferramenta como:


Os planos Exchange Online visam pequenos clientes que estão insatisfeitos com seus provedores que não entregam um bom serviços e empresa que trabalham muito com colaboradores moveis. Eu recomendo em relação aos provedores de serviços que não tem uma interface rica como do Exchange Online que é praticamente um Outlook Onpremisses.

Veja neste link as informações do Exchange plano Kiosque. Clique aqui.

Os planos quiosques também abrangem a contratação só do Skype para uso corporativo e integração com seu PABX ou o uso dele como PABX online. Clique aqui para ver os planos e informações técnicas do Skype for business.

Informações de preços

O Sharepoint Online também oferece planos individuais no caso do cliente quiser também contratar separadamente. Tem 2 planos P1 e P2 com variações técnicas. Veja aqui os planos.

Planos Completos Office 365

O Office 365 oferece planos domésticos, Planos para pequenas empresas e planos para corporações chamados Enterprise.

Os planos têm variações de serviços e variações técnicas como funcionalidade e backup de dados.

Vamos lá começaremos com planos que está direcionado para uso doméstico.

PLANO DOMESTICO

Este plano abrange consultores estudantes que querem usar a ferramenta com uma suíte praticamente completa. Eles oferecem além do Office ele oferece o Office Online geralmente com um contrato pago mensal ou um contrato pago mensal, mas com um contrato de 1 ano.

É a porta de entrada para quem quer conhecer a ferramenta. Clique aqui e veja informações técnicas e preços.

Este plano já garante o backup dos seus dados por 30 dias e recuperação por 14 direto do usuário sem precisar de suporte para Onedrive, Sharepoint e Exchange Online.

PLANO PARA PEQUENAS EMPRESAS


Como na imagem acima os planos para empresa garantem até 300 usuários nos 3 planos. Eles variam com o uso pago mensal ou pago mensal com contrato de 1 ano

Estes planos além da compra direto do site tem os planos mais baratos para compra com um parceiro Microsoft.

Os planos com o parceiro você pode comprar com plano CSP, MPSA.

Link para entendimento com CSP (Cloud Solution Provider) https://partner.microsoft.com/pt-BR/cloud-solution-provider

Link para entendimento com MPSA (Microsoft Product Service Agreement) https://partner.microsoft.com/pt-br/licensing/volume-licensing-programs#Licensing_Volume_Licensing_Programs_Rich_Text_Componentold3

Link com os planos para pequenas empresas até 300 usuários.

https://products.office.com/pt-br/business/compare-office-365-for-business-plans

PLANOS ENTERPRISE

Estes planos são os planos completos que entregam praticamente todos os serviços do Office 365.

O Office Enterprise E1 é o plano de entrada das empresas que querem usar todos os recursos online do Office 365 menos o Office instalado. Ele abrange todos os produtos online com diferenças técnicas em funcionalidade de vídeo do Skype, de backup do Sharepoint e Exchange Online.

Eu darei um mapa de funcionalidades técnicas neste post abaixo

O Office E3 é o que a maioria das corporações usam com os serviços online com office instalado proporcionando uma interação onpremisses com o melhor do online.
A retenção de dados é de 14 dias com recuperação própria do usuário e pós 14 dias com a equipe que administra o Office 365. O Sharepoint também proporciona os 14 dias de recuperação, com 90 dias de retenção dos dados além de suporte com backup e suporte da Microsoft.

O plano é tudo que uma corporação precisa para utilizar ambiente de comunicação, interação e produtividade com integração com PABX e PABX online. Além de todos os recursos e compliance de segurança que o Office 365 oferece.

SEGURANÇA

O Office 365 oferece segurança completa e varias certificações de mercado dando confiança para quem está contratando.

Veja: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/office-365-compliance.aspx

Serviço de segurança RMS

O Serviço RMS proporciona segurança nos dados utilizando o Office 365, ele permite que os dados seja acessados por autenticação do AD Azure. Caso o usuário copie para fora da organização o documento só poderá ser lido ou visualizado através de autenticação.

Veja link: https://support.office.com/pt-br/article/Ativar-o-gerenciamento-de-direitos-RMS-no-centro-de-administra%c3%a7%c3%a3o-do-Office-365-5b6d3ac7-b1ac-428e-b03e-50e882f85a6e?ui=pt-BR&rs=pt-BR&ad=BR

Serviço IRM para Sharepoint

O IRM (Gerenciamento de direitos) garante uma auditoria e versionamento de dados garantindo a mobilidade com segurança dos dados. Hoje você não proíbe acesso, você controla o acesso.

Veja link com informação mais técnica: https://support.office.com/pt-br/article/Configurar-o-IRM-Gerenciamento-de-Direitos-de-Informa%c3%a7%c3%a3o-no-centro-de-administra%c3%a7%c3%a3o-do-SharePoint-239CE6EB-4E81-42DB-BF86-A01362FED65C?ui=pt-BR&rs=pt-BR&ad=BR

Descoberta IN LOCO (backup e auditoria do Exchange Online)

https://fabiosilva.com.br/2016/04/20/ativando-descoberta-in-loco-backup-office-365-parte-i/

Para quem utiliza Office 365 para ambientes MAC os planos que abrange Office instalado como planos domésticos, planos Business, Premium para pequenas empresas, e os planos Enterprise E3 e E5.

Para ambientes Linux Além de você utilizar os serviços de e-mail com os clientes que utilizam POP e IMAP, O acesso via web é uma das alternativas.

O Cliente Evolution é um cliente que tem compatibilidade com protocolo MAPI, mas não testei no Office 365 (Exchange Online), só no Exchange Onpremissess que funcionou muito bem.

Veja link com a configuração https://www.linux.com/learn/use-evolution-connect-microsoft-exchange-linux

Os planos governamentais videm link https://products.office.com/pt-br/government/compare-office-365-government-plans

Além de nem precisar falar, mas reforçando que dispensa comentarios em dispositivos moveis como IOS, ANDROID e Windows Phone.

Espero que este guia proporcione um Guia completo e a escolha certa na contratação dos serviços do Office 365

No próximo post eu falarei sobre o EMS que abrange uma gama maior de produtos que envolve Office 365 e Azure.

Postem, compartilhem e de opiniões.

Abraços

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment