Inserir, remover e alterar licenças Office 365 Powershell e Portal do Office.

Last Updated: 10/06/2021By

Powershell é lindo.

Como podemos usar o Powershell para inserir e remover licenças dos usuários no Office 365.

A administração de usuários de cada organização pode facilmente ir ao portal do Office e sob o Usuário – optar por inserir ou remover licenças para usuários.

Um consultor ou um desenvolvedor usaria o Powershell para fazer operações em massa de concessão ou remoção de licenças. Você pode usar o Office 365 PowerShell para gerenciar o Office 365 onde:

·        Usar comando onde no portal você não tem opção de fazer via portal

·        Configurar recursos e configurações onde só é possível com PowerShell

·        Realizar operações em massa

·        Filtragem de dados

·        Imprimir ou salvar dados

·        Gerenciar através de serviços

Se você estiver usando abaixo de Windows 10 você deve usar o PowerShell versão 5.1 ou posterior. Para Windows 8.1, Windows 8, Windows 7 Service Pack 1 (SP1), Windows Server 2012 R2, Windows Server 2012 e Windows Server 2008 R2 SP1, baixe e instale o Windows Management Framework 5.1.

Existem duas versões do módulo PowerShell que você usa para se conectar ao Office 365 e administrar contas de usuário, grupos e licenças:

·        PowerShell para gráfico do Azure Active Directory (cmdlets incluem AzureAD em seu nome)

·        Módulo de diretório ativo do Microsoft Azure para Windows PowerShell (cmdlets incluem MSol em seu nome)

Depois de instalar com sucesso o Powershell, você precisa instalar módulos que você usará

Cmdlets para instalação do módulo são:

·        Instalar-módulo -Nome AzureAD

·        Instalar-módulo MSOnline

Lembre-se que você precisa abrir powershell como administrador para ser capaz de instalar esses módulos em sua máquina local. Você pode clicar com o botão direito do mouse no Powershell e escolher executar como administrador.

Em seguida, você precisa se conectar ao Azure AD & Microsoft Online.

Cmdlets para esses são:

·        Connect-AzureAD

·        Connect-MsolService

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Uma vez conectado, você poderá usar todos os cmdlets encontrados nos 2 módulos.

Agora, para atribuir licença a um único usuário você pode usar seguindo cmdlet

·        Set-MsolUserLicense -UserPrincipalName “<Account>” -AddLicenses “<AccountSkuId>”

Que vai se parecer com algo assim

Set-MsolUserLicense -UserPrincipalName “[email protected],br” -AddLicenses “litwareinc:ENTERPRISEPACK”

Se você quiser conhecer todos IDS de licenças do Office 365 segue abaixo:

https://docs.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/enterprise/view-licenses-and-services-with-microsoft-365-powershell?view=o365-worldwide

O comando para listar na tua tenant é:

Get-AzureADSubscribedSku

E se você quiser atribuir licenças em massa, você precisa armazenar uma lista de nome principal do usuário em um arquivo de texto e usar o seguinte cmdlet

Obter conteúdo “C:\____| .txt_ ForEach { Set-MsolUserLicense -UserPrincipalName $_ -AddLicenses ” litwareinc:ENTERPRISEPACK ” }

Assim, todos os usuários desse arquivo de texto receberão licenças.

E para remover a licença, é o mesmo cmdlet que acima apenas substituir AddLicenses por Removelicenses

No ambiente gráfico no portal é bem simples também para trocar as licenças ou substituir, veja o vídeo abaixo:

Espero que eu tenha ajudado.

Abraços

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