AzureArc
Você sabe o que é o Azure ARC?
O Azure Arc permite que as organizações estendam o plano de controle do Azure Resource Manager da nuvem pública para seus ambientes locais e outras nuvens como AWS, GCP, OCI para que possam gerenciar esses recursos como se existissem nativamente no Azure e utilizar serviços como o Automanage. Isso fornece funções como correção de desvios de configuração, configuração de backup e monitoramento e hotpatting do Windows Server.
O Azure Automanage permite que as organizações automatizem operações e apliquem políticas consistentes em seus ambientes. Ele registra, configura e monitora todo o ciclo de vida das VMs de desenvolvimento/teste e produção e respectivos serviços do Azure configurados para as melhores práticas. Isso inclui a Central de Segurança do Azure, o Backup do Azure e o VM Insights.
O Automanage pode integrar servidores habilitados para Arc, existentes no local ou até mesmo em outros ambientes de nuvem pública. Primeiro, precisamos habilitar o Arc de um recurso local antes que ele possa ser registrado no Automanage.
Integrando o Windows Server 2022 no Azure Arc
O processo de integração do Windows Server 2022 local no Azure Arc é relativamente simples usando os scripts da Microsoft.
Para começar, procure por Azure Arc no portal do Azure. Em seguida, navegue até Azure Arc > Infraestrutura . Na guia Infraestrutura, você tem a opção de integrar sua infraestrutura existente, incluindo:
Servidores
Clusters do Kubernetes
servidor SQL
Abaixo, estamos escolhendo Adicionar Servidores.
Adicionando sua infraestrutura existente ao Azure Arc
A seguir, temos algumas opções disponíveis para adicionar servidores com o Azure Arc:
-
Adicionar um único servidor
-
Adicionar vários servidores
-
Adicionar servidores do Gerenciamento de atualizações (visualização)
Para uma demonstração simples de adicionar uma única máquina Windows Server 2022, clicamos no botão Gerar script na opção Adicionar um único servidor .
Adicionar servidores com o Azure Arc
Em seguida, observe os pré-requisitos para adicionar um servidor ao Azure Arc. Esses incluem:
-
Acesso HTTPS aos serviços do Azure—O servidor requer acesso à porta 443 e um conjunto de URLs de saída para que o agente do Azure Arc funcione corretamente e exiba URLs de saída.
-
Permissão de administrador local—A integração requer permissão de administrador local no servidor.
-
Método de conectividade— Você pode se conectar à Internet por meio de um terminal público, um servidor proxy ou um terminal privado. O uso de servidores habilitados para Azure Arc com um modelo de escopo de link privado permite que vários servidores se conectem aos recursos de arco do Azure com um único ponto de extremidade privado.
Exibindo os pré-requisitos para integrar um servidor no Azure Arc
Em seguida, preencha os detalhes do recurso para adicionar um servidor com o Azure Arc. Você precisará preencher sua assinatura, grupo de recursos, região, sistema operacional e método de conectividade.
Preencha os detalhes do recurso Azure Arc
Com o Azure Arc, as tags podem ser importantes, pois você pode ter recursos habilitados para Arc em muitas regiões geográficas diferentes para rastrear. Além disso, você pode configurar tags personalizadas.
Configurar tags de localização física
Por fim, na quarta etapa, você pode copiar
Baixe e execute o script de integração do Azure Arc
Agora, você pode executar o script e seu servidor será integrado corretamente. Se o seu token de autenticação expirar antes de você executar o script, talvez seja necessário autenticar novamente, conforme indicado na saída do script.
Depois de receber uma saída bem-sucedida da execução do script, vemos nosso servidor local aparecer na lista de recursos do Azure Arc, verificando se ele foi integrado e agora é gerenciado com o Azure Arc.
Máquina Windows Server 2022 local disponível no Azure Arc
Usando o Automanage com o Windows Server 2022 local
Agora que temos o Windows Server 2022 local integrado ao Azure Arc, podemos habilitá-lo com Automanage.
Depois de encontrar a folha Automanage usando a função de pesquisa, clique em Automanage machines > Habilitar na máquina existente .
Habilitar Automanage em uma máquina existente
Existem dois perfis de configuração disponíveis por padrão com Automanage:
-
Práticas recomendadas do Azure—Produção
-
Práticas recomendadas do Azure — Desenvolvimento/Teste
Um dos diferenciais entre produção e desenvolvimento/teste é que este último não configura o Backup do Azure. Depois de selecionar o perfil de configuração, você precisa clicar no link Selecionar máquinas . Ele permite que você escolha o servidor que deseja habilitar para Automanage.
Selecione as máquinas para integrar com o Automanage
Você poderá selecionar o servidor local usando o Azure Arc. Após a verificação do servidor, você pode clicar no botão Habilitar .
Depois de selecionar o Azure Arc habilitado Windows Server 2022 para habilitar Automanage
Você deve ver uma mensagem indicando que a atribuição do perfil de configuração foi concluída com sucesso .
A atribuição do perfil de configuração foi concluída com sucesso
Após alguns minutos, o Status do Windows Server 2022 autogerenciado deve ser Conformant .
O Windows Server 2022 habilitado para Azure Arc agora está em conformidade com o Automanage
Você pode visualizar o relatório de status; ele exibirá o perfil de configuração e o status da máquina integrada.
Visualizando o relatório de status da máquina Windows Server 2022 integrada no local
O uso do Azure Arc permite estender o plano de controle do Azure Resource Manager para recursos locais ou recursos em outras nuvens públicas. Uma vez integrado ao Azure Arc, você pode registrar servidores em outros serviços do Azure como se fossem objetos nativos do Azure.
Espero que tenha exemplificado como o Azure Arc é poderoso e fácil de implementar.
Último vídeo
Novidades via inbox
Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo