Inserir, remover e alterar licenças Office 365 Powershell e Portal do Office.
Powershell é lindo.
Como podemos usar o Powershell para inserir e remover licenças dos usuários no Office 365.
A administração de usuários de cada organização pode facilmente ir ao portal do Office e sob o Usuário – optar por inserir ou remover licenças para usuários.
Um consultor ou um desenvolvedor usaria o Powershell para fazer operações em massa de concessão ou remoção de licenças. Você pode usar o Office 365 PowerShell para gerenciar o Office 365 onde:
· Usar comando onde no portal você não tem opção de fazer via portal
· Configurar recursos e configurações onde só é possível com PowerShell
· Realizar operações em massa
· Filtragem de dados
· Imprimir ou salvar dados
· Gerenciar através de serviços
Se você estiver usando abaixo de Windows 10 você deve usar o PowerShell versão 5.1 ou posterior. Para Windows 8.1, Windows 8, Windows 7 Service Pack 1 (SP1), Windows Server 2012 R2, Windows Server 2012 e Windows Server 2008 R2 SP1, baixe e instale o Windows Management Framework 5.1.
Existem duas versões do módulo PowerShell que você usa para se conectar ao Office 365 e administrar contas de usuário, grupos e licenças:
· PowerShell para gráfico do Azure Active Directory (cmdlets incluem AzureAD em seu nome)
· Módulo de diretório ativo do Microsoft Azure para Windows PowerShell (cmdlets incluem MSol em seu nome)
Depois de instalar com sucesso o Powershell, você precisa instalar módulos que você usará
Cmdlets para instalação do módulo são:
· Instalar-módulo -Nome AzureAD
· Instalar-módulo MSOnline
Lembre-se que você precisa abrir powershell como administrador para ser capaz de instalar esses módulos em sua máquina local. Você pode clicar com o botão direito do mouse no Powershell e escolher executar como administrador.
Em seguida, você precisa se conectar ao Azure AD & Microsoft Online.
Cmdlets para esses são:
· Connect-AzureAD
· Connect-MsolService
Uma vez conectado, você poderá usar todos os cmdlets encontrados nos 2 módulos.
Agora, para atribuir licença a um único usuário você pode usar seguindo cmdlet
· Set-MsolUserLicense -UserPrincipalName “<Account>” -AddLicenses “<AccountSkuId>”
Que vai se parecer com algo assim
Set-MsolUserLicense -UserPrincipalName “[email protected],br” -AddLicenses “litwareinc:ENTERPRISEPACK”
Se você quiser conhecer todos IDS de licenças do Office 365 segue abaixo:
https://docs.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/enterprise/view-licenses-and-services-with-microsoft-365-powershell?view=o365-worldwide
O comando para listar na tua tenant é:
Get-AzureADSubscribedSku
E se você quiser atribuir licenças em massa, você precisa armazenar uma lista de nome principal do usuário em um arquivo de texto e usar o seguinte cmdlet
Obter conteúdo “C:\____| .txt_ ForEach { Set-MsolUserLicense -UserPrincipalName $_ -AddLicenses ” litwareinc:ENTERPRISEPACK ” }
Assim, todos os usuários desse arquivo de texto receberão licenças.
E para remover a licença, é o mesmo cmdlet que acima apenas substituir AddLicenses por Removelicenses
No ambiente gráfico no portal é bem simples também para trocar as licenças ou substituir, veja o vídeo abaixo:
Espero que eu tenha ajudado.
Abraços
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