Azure Cloud Switch – A Distro Linux da Microsoft
Eu trabalhei e ainda trabalho não de forma direto com distribuições linux e aprendi muito, mas muito conhecendo e navegando em distribuições linux.
Eu compreendo até melhor Microsoft hoje graças ao conhecimento que adquiri em linux, como distribuições Red Hat, Debian, Suse, Ubuntu e outras em larga escala de trabalho em Datacenter.
Mas eu nunca ia dizer que a Microsoft iria anunciar sua própria distribuição linux. Azure Cloud Switch, isso mesmo a Distro Linux da própria Microsoft.
Muitos aficionados irão entortar ou fazer cara feia e também profissionais Microsoft irão entortar o pescoço com o famoso preconceito ou outro corporativismo.
Pessoal sem preconceito, hoje o mundo da informatica mudou muito e esta muito convergente, o profissional que aprende os 2 lados tem uma vantagem grande no mercado. Vai por mim, eu sou experiencia disso.
A plataforma desenvolvida não irá atingir o consumidor final, só corporações.
A razão maior é por causa dos hardwares como CISCO, HP, AVAYA, Juniper estarem altamente caros e os serviços de Claud obviamente sairiam muito caros.
Para baratear “Linux na cabeça” desenvolveram a plataforma de SWITCH para nuvens hibridas e melhoria de performance e trafego mais rápido com distro linux. Ainda não descobri a plataforma, mas devem estar desenvolvendo em plataformas homologadas como Suse já que a plataforma REDHAT ainda não está homologada no Azure, mas roda lindamente o CENTOS.
A Arquitetura segue abaixo:
Não diferente de outras empresas o Facebook tinha um contrato gigante com Hardwares CISCO e também trocou e desenvolveu o seu próprio switch reduzindo em mais de 1Bilhão em custos com hardwares com terceiros.
Veja a matéria na integra: http://www.computerworld.com.pt/2014/06/19/facebook-desenvolve-o-seu-proprio-switch-para-centro-de-dados/
No site do Facebook o projeto é aberto: https://code.facebook.com/posts/681382905244727/introducing-wedge-and-fboss-the-next-steps-toward-a-disaggregated-network/
As grandes também querem economizar para oferecerem serviços de qualidade, com convergencia de desenvolvimento, pois há muitas linguagens de programação ricas e se não andar junto no mercado também os grandes ficam para traz.
Isto é uma excelente iniciativa das grandes de reconhecerem que o linux não é daqueles adolescentes aficionados e sim de engenheiros inteligentes.
Fica a dica, preconceito entre geeks também existe mas isso está mudando.
Espero que gostem.
Abraços
Último vídeo
Novidades via inbox
Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo