Windows Virtual Desktop Preview Versão 1809
Olá pessoal
Para quem procura reduzir os custos de TCO, potencializar o uso de VDI e empresas que tem seus negócios decentralizados o Windows Virtual Desktop é a bola da vez.
Imagina você diminuir os investimentos de hardware e utilizar thinclients disponibilizar para seus usuários.
Realmente seus custos com TI irão diminuir.
O Windows 10 Enterprise para Virtual Desktop é um recurso do Windows 10 para vários usuários habilitado somente pelo serviço Windows Virtual Desktop. Tanto o serviço quanto o recurso multiusuário estão disponíveis na visualização privada. O recurso de vários usuários do Windows 10 está disponível apenas no Azure e, mesmo assim, somente quando usado com o serviço Windows Virtual Desktop.
O Windows Virtual Desktop é um serviço de virtualização de desktop e aplicativo gerenciado hospedado no Azure. O Windows Virtual Desktop oferece a melhor experiência de área de trabalho virtual, fornecendo acesso remoto a desktops e aplicativos modernos a partir de qualquer dispositivo. Combinado com o Microsoft 365 e o Azure, ele oferece aos usuários o Windows 10 com múltiplas sessões e o Office 365 ProPlus, uma experiência de computação segura com escala inigualável e custos reduzidos de TI.
O acesso ao Windows Virtual Desktop não tem custo adicional para os clientes do Microsoft 365 E3, E5 e Windows E3 e E5. Depois de ter as licenças apropriadas, configure uma assinatura do Azure (ou use uma existente) e você estará pronto para implantar e gerenciar rapidamente seus desktops e aplicativos modernos.
Eu irei já disponibilizar o passo a passo de como ativar este serviço e já sair usando.
Lembrando que está em modo preview e pode estar com a performance ainda em fase de testes.
“bora lá?”
Coloque na busca da criação com virtual e logo de cara você já acha o serviço em modo preview.
Neste passo iremos criar o grupo de recursos e escolher o tamanho da maquina virtual.
Ainda no memso passo inicial criamos o nome da maquina escolha o tamanho da maquina virtual e a criação do usuário e senha do ambiente.
E por ultimo liberar o acesso a porta 3389 no NSG, vamos avançar para escolha dos discos.
Neste passo a escolha do disco varia com o perfil do usuário e o que ele utiliza de software, neste caso eu escolherei o premium SSD mas você tem mais 2 opções de discos SSD Padrão e HD padrão.
Neste passo estou escolhendo a rede, que neste caso pe uma rede novo (vNet), se você já tem uma rede você pode manter ou criar uma nova e aplicar o peering para ficar com redes separadas para uma melhor organização.
Este passo é mais voltado para gestão de performance da maquina, um ponto importante é o desligamento automática dependendo de algumas áreas da empresa você já pode organizar este processo. Areas operacionais são as mais usadas.
Este passo para uma vurtual desktop é importante pois aqui você já pode escolher um antivírus ou outras extensões como a monitoração que muita empresa utiliza.
Escolha a extensão ou não e siga o processo.
Eu escolhi o Microsoft Antimaware.
Você já pode deixar configurado com horários.
Feito tudo vamos agora para o provisionamento da maquina, Revise e crie.
Veja a validação do ambiente e crie a maquina.
Aguarde o provisionamento da maquina para visualizarmos a visão geral do ambiente.
Acompanhe aqui os passos.
Aqui também você acompanha os passos do provisionamento.
Maquina criada vamos visualizar os acessos dela.
Na visão geral temos todas as informações da maquina e o acesso, mas antes vamos configurar o DNS pois este procedimento eu criei com ip dinâmico por questão de custos, e com DNS é bem melhor para o usuário que vai acessar da casa dele, ou de outra localidade.
Vamos configurar o dns.
Va me nome DNS e clique em configurar.
Veja onde esta em amarelo, já deixei com o nome da maquina assim quando baixar o acesso RDP já tenho tudo configurado. Salve e vamos para o próximo passo.
Clique em conectar vocêirá baixar o RDP já com os acessos da maquina virtual.
Quando conectar ele irá mostrar as configurações necessárias para acesso. Clique em baixar RDP.
Salve o app e vamos acessar.
No RDP coloque o usuário e senha criado no provisionamento para acessar a área de trabalho do virtual desktop.
Pronto, você já pode utilizar seu Windows Virtual Desktop.
Se tiver alguma dúvida sobre as formas de uso entre em contato.
Irei tirar sua dúvida.
Até o próximo post.
Último vídeo
Novidades via inbox
Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo