Ubuntu Server Azure com disco gerenciado
Olá Pessoal, hoje mostrarei um passo a passo com a construção do novo serviço com discos gerenciados.
Em resumo o disco gerenciado simplifica a forma de criação e manutenção dos discos. É mais escalável, os discos ficam em um local central.
Todo o gerenciamento é feito pelo Azure.
Veja neste link sobre gerenciamento de discos. https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/storage/storage-managed-disks-overview
Eu irei demonstrar o Ubuntu neste passo a passo.
Escolha a versão do Ubuntu, neste caso escolhi a versão Ubuntu Server 16.04.
Neste primeiro passo vamos escolher o nome da máquina, resource group, usuário, senha.
Mais um item interessante novo é a escolha mínima se você digitar o tamanho mínimo de cores e memoria ele vai mostrar os modelos mais próximos do que você digitou. Isto facilita a visão e preço de maquina mais adequado para seu negócio. Eu escolherei o modelo DS1 para o LAB.
Neste passo que muda a forma de escolher a parte de discos. Se você manter No segue o caminho normal para você fazer a gestão do storage account e fazer a gestão dos VHDS. Isso depende do administrador e tipo de servidor e performance de disco o administrador vai separar od VHDS por storage account fazendo a gestão do disco. Ou como neste LAB eu escolherei a gestão do disco com YES você verá uma nova forma da criação dos discos como gerenciados.
Veja que quando eu escolhi USE MANAGED DISKS o elemento Storage Account sumiu. Vamos dar OK e dar sequência no passo a passo.
Veja se está tudo ok e vamos dar sequencia.
Vamos aguardar o deploy do Servidor.
Veja neste link de forma detalhada a criação de forma manual com storage account https://fabiosilva.com.br/2017/02/12/criando-maquina-virtual-redhat-em-arm-azure-resource-manager/
Dentro de nossa campanha Azure IT Pro br o nosso amigo Michel Jatoba fala de disco gerenciado e veja nesta matéria http://micheljatoba.com.br/2017/04/microsoft-azure-disco-gerenciado/ e prestigie.
Veja as 2 imagens acima a primeira imagem normal e a segunda mais abaixo com 1 storages account, a segunda com disco gerenciado não aparece, só um storage account, você não tem a visão por que quem está gerenciando é o Azure, você tem a visão bem mais simplificada e claro você pode inserir mais discos gerenciados. Isso permite que um profissional com menos conhecimento posso criar a máquina e deixar que o disco seja gerenciado pela plataforma com mais precisão.
Dando a sequência vamos acessar o servidor.
Vamos acessar através do Public IP Address
Vamos acessar o ambiente via protocolo SSH através do app Putty.
Pronto o Ubuntu com gerenciamento de disco.
Até a próxima.
Último vídeo
Novidades via inbox
Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo